segunda-feira, setembro 11, 2006

A (des)Química do Amor

A minha ideia de amor é um bocado estranha, suponho que me encontro numa minoria, mas descobri há pouco tempo que não sou a única a partilhar este ponto de vista. Antes de mais, quero dizer que tenho a perfeita noção que sou uma namorada a dar para o muito mau! A parte chata é que eu não estou a pensar em mudar (dá trabalho e eu tenho falta de tempo).

Talvez seja excesso de racionalidade numa área em que ela não devia participar (foi o que me disseram), mas eu sinto que o amor por alguém é eterno até aparecer outro "melhor". Não estou a dizer que essa pessoa tenha que existir ou que "melhor" seja mais rico, mais bonito ou mais inteligente. Desconfio mesmo que há gente que se farta de estar bem e que troca um companheiro espectacular por alguém que pode nem ter os dentes todos ou ter uma anomalia cerebral qualquer, mas com quem houve um click! Parece que a culpa é da química cerebral.. Isto de ter uns circuitos que resolvem disparar quando bem lhes apetece deixa o amor na corda bamba!

Não vou ao ponto de acreditar que o amor dura 4 meses (como não sei quem escreveu), mas a verdade é que acho que depende mais do meio ambiente do que deveria. Antigamente era muito bonito, as pessoas conheciam 15 vizinhos, escolhiam um para casar e passavam o resto da vida a conviver com as mesmas pessoas. A única maneira do casamento dar raia e de se querer trocar o companheiro de almofada era quando aparecia um vizinho novo! Agora passamos os dias a conhecer gente, todos os anos há caras e personalidades novas nas empresas, festas, escolas, chats, etc. Isto quer dizer que o nosso companheiro vai ter que ser "melhor" do que as milhentas pessoas que conhecemos anualmente. É um pouco como pedir que o nosso cérebro se deixe estar quietinho e não se meta em confusões quando o novo chefe se aproxima...

Soube que 1 em cada 3 casais que vão de férias voltam separados, isto de domar o cérebro não é fácil! Vou acabar este devaneio com o Burt Bacharach:

...So for at least until tomorrow
I'll never fall in love again

8 comentários:

  1. Compreendo e partilho do ponto de vista. Mas o idealismo (ou a necessidade) faz(em)-me acreditar que, eventualmente, não encontraremos "melhor" do que quem temos nesse momento...

    ResponderEliminar
  2. No minimo interessante...
    Keep going...

    ResponderEliminar
  3. Pois, comentar? Hmmm, eu sei que existem inumeras pessoas com maneiras de pensar diferentes da minha mas é tao bom sentir este sentimento cá dentro mesmo que seja efémero (o que eu nao acredito)...Respeito acima de tudo o ponto de vista dos outros e neste sentido te digo que tens aqui um texto interessante como o Mr. BalhauGay disse...

    ResponderEliminar
  4. É tudo verdade, e tem a sua lógica, mas... não é isso que dá ainda mais valor ao sentimento quando (ou enquanto) ele se mantém? ;P

    Never take things for granted, and never allow yourself to be taken for granted... that way you can outcompete the novelties by being one yourself... ;)

    ResponderEliminar
  5. Partilho da tua opinião. O amor parece-me ser sempre um tema controverso para discutir e julgo que a sua complexidade não nos permitirá nunca ter uma ideia clara. No entanto, e quando o sentimento existe de facto, não existe o/a "melhor", não existe mais ninguém, não existe mais nada... Não me oponho por completo ao w. mas tenho a plenitude como elemento que nos "impossibilita" de encontrar alguém melhor. Afinal de contas que razão nos poderá levar a mudar se estamos felizes?

    ResponderEliminar
  6. W.: A ti e a toda a gente, acho eu! Senão não tinha lógica arriscar não era? ;)***

    balhau: thank you bary much!

    Rakel: Obrigada! Não leves tudo à letra, é claro que convém puxar mais do que acredito para vocês comentarem! Eu tb acho que há alguém que o faz durar uma vez e outra e outra.. he he

    Aurora: Enquanto ele se mantém: grande SIM!

    Saviol: Não sei, ficarmos infelizes? Quebra de monotonia? Também não sei, é claro que escrevi isto tudo mas sei que é muito subjectivo, claro! Somos tantos milhões e isto muda de pessoa para pessoa... Beijinho! :)

    ResponderEliminar
  7. Compreendo o ponto de vista e já senti que o amor fosse apenas uma palavra que inventaram para florear o facto de que os corpos se atraem por instintos fisiológicos...

    Mas, o que acontece quando os instintos estão satisfeitos e, mesmo assim, sentes que falta qualquer coisa? Uma vez fiz um post na tentativa de decifrar o amor. De tentar perceber porque se ama, porque se quer bem... lol, acho que não fui longe na minha tarefa! Mas de facto, seja amor, carinho, paixão, encantamento ou que quer que lhe possam chamar, a verdade é que existe qualquer coisa que vai muito além de uma simples reacção química...

    O despoletador pode realmente ser isso, um click (adoro esta palavra), um flash, um momento que disse mais que outro... mas o resto é muito mais! É sentir que dás por uma razão, é sentir que a tua existência toca alguém de uma forma diferente dos comuns mortais... se é efémero ou não, não importa, pois o que interessa é que existe, ali e agora. E és feliz, e isso vale sempre a pena...

    Acredito que seja possível amar uma e outra vez... o que não significa que um amor seja melhor que o outro... até porque o amor assume muitas identidades sem que nos apercebamos disso...

    Agora, se existem amores eternos... eu quero acreditar que sim! Acredito que sim... se assim não fosse, porque raio haveriamos de tentar sequer??

    Um grande beijo para ti e... eu sabia que tinha mantido o link tanto tempo na expectativa por algum motivo! lol Welcome back Miss ;)

    Miss Perfect

    ResponderEliminar
  8. Também acho que é por acreditarmos bem lá no fundo que continuamos a tentar...

    Muito obrigada pela fé no link, custa-me sempre ultrapassar a "silly season" e voltar a escrever, especialmente com medo de repetir alguma coisa que já tenha escrito. E claro, tentar ressuscitar o meu colega de blog, quem sabe para o Natal! He he***

    ResponderEliminar