quarta-feira, dezembro 01, 2004

Kiss me goodbye

Se não viram o filme "Before Sunset", acho que não vale a pena ler o post. Se estão a pensar vê-lo, atenção que é o seguimento do filme "Before Sunrise".

Este post teve um "parto difícil". Andava com ele às voltas na minha cabeça e já não sabia como o evitar. Já vi o filme há algum tempo e ando num certo exercício de masoquismo pois não paro de o rever na minha cabeça. O filme atingiu-me em cheio, saltou por cima de todas as sólidas fortalezas que erigi e deitou-as abaixo tal como um castelo de areia engolido por uma onda mais atrevida. Senti-me completamente exposta. Ao fim de tanto tempo, veio tudo de novo: aquele fim de noite, a praia, o mar calmo, as espreguiçadeiras, a lua, a areia, de como eu me queria descalçar para sentir a areia nos pés e experimentar a água fria.. Acabei por ficar calçada com medo de sujar as meias, os ténis ou o carro. Mais uma parvoíce. Basicamente, lembro-me por causa de ti. Dos teus olhos a brilhar e do teu sorriso que me provoca sempre outro.. Como diz a Carly Simon: "..How'd you learn to do the things you do?.." (na música "Nobody does it better").

O Jesse é espectacular. Foi ele que apareceu no local combinado, foi ele que ficou pendurado. Foi ele que tentou andar com a vida para a frente e não se tornou amargo. É ele que coloca o coração nas mãos dela, para ela o estilhaçar como quiser. Ele tenta fazer contacto, ele diz vezes sem conta como está feliz só por estar com ela.. ela foge sempre. Magoada pela a ideia de que ele a traiu quando se casou, que ele é feliz e ela, por causa dele, não. Tanto se protege que até lhe mente, sabendo que o magoa. Fala, fala, fala.. nunca tenta fazer contacto visual ou algum tipo de contacto físico, com medo que o que ela sente por ele transborde de vez e depois não exista maneira de voltar atrás. Sempre tive medo de te mostrar o que eu sentia porque tenho medo de não conseguir dar a volta. De não conseguir esquecer. De não voltar ao que era antes de te conhecer. O pior é que ainda não esqueci e já me ponho com estes "se" todos. Como se a cena da conversa telefónica do primeiro filme nunca pudesse acontecer.. aquela sinceridade brutal. Fazer-te saber exactamente o que eu sentia a cada momento, sem me preocupar se tu me vais magoar de seguida ou não.

Ele senta-a ao colo dele. Nota-se que ela está super desconfortável, tipo pedra. Senta-se rapidamente ao lado dele, finge que aquele momento constrangedor não aconteceu e fala, fala, fala.. Lembro-me do espaço todo que me ias deixando ao teu lado.. porque é que eu não me sentei? E falei, falei, falei..

Até que Céline tenta tocá-lo dentro do carro. Quando finalmente percebe que ele sente o mesmo que ela. Quantas vezes eu pensei nisso sem tu saberes, quantas vezes me apeteceu mandar ao ar aquele medo estúpido de ser magoada que acaba sempre por vencer a minha valentia de uma fracção de segundos. Não entendo como é que senti e sinto cada sensação, gesto, sorriso a cada cena que passa. A emoção cá dentro aumenta a níveis completamente impressionantes e tenho medo que aquilo rebente tudo antes de tempo. Mas não, um final soberbo que nos deixa a voar e torcer para que, pelo menos, aquela noite dê certo: "Baby, you're gonna miss that plane", "I know".

A declaração dela é linda.. aquela música não sai da minha cabeça. Gosto particularmente dos versos: "..I just wanted another try/I just wanted another night/Even if it doesn't seem quite right/You meant for me much more/Than anyone I've met before..". Aquela pausa e o suspiro bem fundo no nome dele. Apenas mais uma noite.. eu nem peço tanto. Aliás, nem sei se queria uma noite. Quero e não quero por tudo o que pode acontecer de seguida. Lá estou eu na mesma.. Só queria mesmo um último beijo. Sabes quando percebemos que um beijo pode ser o último? Há quem diga que o primeiro é o melhor de todos, eu não concordo. Ao saber que um beijo pode ser o último, pomos toda a nossa emoção nele. Queremos recordar cada infinitésimo de segundo desse momento. O frio da espreguiçadeira, a cor dos teus lábios, o ar quente que se partilha, a luz da lua a reflectir no mar, os teus olhos a fecharem devagarinho mas que nunca fecham completamente. Sabias que os deixas sempre semicerrados?.. Incrível como imagino a cena em cada pormenor e ela não aconteceu. Lembro-me que me estás a dever um desejo. Acho que é este mesmo. Um último beijo depois de te conseguir dizer tudo isto.

9 comentários:

  1. Ainda nao vi o "Before Sunset", mas adorei a ideia do "Before Sunrise"... E tu mais uma vez escreveste algo lindo, que nao so me deu vontade de ver o filme como me trouxe uma lagrimazinha indiscreta ao canto do olho... ;) Qto ao resto... todos queremos sempre um último beijo... e todos temos sempre esperanca que nao seja o último...Por mais que queiramos "seguir em frente", o nosso coracao (e o nosso subconsciente) so o fazem quando estiverem (ou estivermos) prontos para isso...

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  2. Na altura, fiquei a pensar se não devia tirar a possibilidade de comentar este post. Foi demasiado sentido e acabou ali, não queria que me fizessem perguntas que eu não queria responder. Mas depois de ler o teu comentário, ainda bem que deixei ficar!

    Isso de não teres visto o filme, resolve-se facilmente! ;) Obrigada por teres lido e gostado, significa muito para mim..

    Estou cheia de saudades tuas miúdaaaa!!****

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  3. O "ultimo beijo" só tem sabor se continuarmos a sentir algo pela outra pessoa. Mas eu sou adepto da corrente do "primeiro beijo"! Tem toda aquela adrenalina, a incerteza, o desconhecimento de uma pessoa... Verdade seja dita, o melhor mesmo é quando os beijos não acabam! ;)

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  4. Compreendo porque há mais curiosidade em ver como é, como deixa de ser, a tal adrenalina que falas. Mas continuo a achar que aqueles beijos meio desajeitados, meio envergonhados não são como aqueles sentidos a sério da despedida.
    A parte fixe é que ia ser um tédio se gostássemos só de amarelo! ;)

    Obrigado por continuares a ler!***

    PS: Acredito piamente que o melhor é quando os beijos não se acabam! Definitivamente! :)

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  5. O beijo é o sexo dos deuses.

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  6. Miss I, somos homónimas mas tu já me conheces e eu sou o oposto de ti.

    "Pardon my french, darling..."

    ...E se não gostares do «post», podes apagá-lo que fiz copy-paste e publico-o no RJ!

    Comigo não há merdices de romantismos nicholas-sparkianos e merdices dessas de primeiros beijos... Comigo é foda, broches e aquilo que o personagem Tyler Durden no «Fight Club» (Esse sim, um grande filme do 'maestro' David Fincher!)baptizou de «sport-fucking»!!!

    O Ethan Hawke (o Jesse) é um cabrão que pôs os cornos à Uma Thurman, com uma putéfia duma manequim de 22 anos.
    A Uma Thurman não merecia. Ele é um actor merdoso, ela é uma deusa do écrã-prateado!

    A Julie Delpy é fixe mas como actriz não a estou a ver em Cannes... A Uma, sim... Já lá esteve e vai voltar!!!

    E isso de filmes romanticos, tem muito que se lhes diga, apesar de ser uma «chick» não tenho que gostar própriamente de todos os «chick-flicks» e não gosto mas quando há um francamente bom que me obriga a gostar dele eu gosto e admito-o! Viva o «Casablanca»! "Fuckin' A"!!!

    Quanto a mim tanto o «Antes do Amanhecer» como o «Depois do Amanhecer» (sim, para poder criticar tive que «gramar» com ambos)são filmes «bola preta» i. e. são filmes merdosos, sem profundidade, com argumentos planos sem diálogos dinâmicos, sem plasticidade e sem literariedade; como se isso não bastasse são 'brancos' estéticamente e não têm nenhuma mestria de manejo de câmara, trabalho artístico, técnicamente estéreis e anódinos... "Id est" uma merda dum «boy-meets-girl» para putos da «post-Scream-generation» irem para o cinema trocar-cuspes, comer pipocas, e dar apalpões á namorada... E vocês ficam logo com a lagrimeta no canto de olho... (Falta saber qual olho...)

    Ahfuedasse! Mais valia ter ido ver o «The Incredibles» de novo!!!

    Primeiro beijo e pôres-do-sol... Poupem-me!!!
    Nem no «My Girl 2» se v~e tanta lamechisse pegada... "Clichets" do caralho!!! Mas é desta «palha» que o «povo gosta» e enquanto isso filmes como o «Supersize me 30» são censurados e retirados rápidamente do cinema!!!

    Ahfuedasse! Ahfuedasse! Ahfuedass!

    O melhor filme de sempre deve ser pornográfico...

    Tem bom manejo de câmara e muitos «close-ups», não desilude, as pessoas já sabem com o que podem contar ao ler títulos como "Senta na minha, que eu entro na tua"... Pode haver eventual interactividade entre o espectador e as imagens suscitam quase sempre a estimulação cerebral do espectador... Pelo menos a zona do hipotálamo que é a responsável pelo impulso sexual... (Ahahá!!! Ser minimamente culta, legisla, hein?)Quanto ao argumento não á muita criatividade, mas pelo menos quando há «fist-fucking» não se pode negar a «profundidade» do argumento... LOL!!!
    Eh eh eh!!!
    Fora tangas, eu amo o Cinema. Não amo nenhum homem mas amo o Cinema e quando vejo filmes hollywoodescos sem categoria e merdosos como este «Before Sunset» serem louvados fico mais eriçada que uma porca-espinho da Malásia com tensão pré-menstrual... Filmes a sério, minha gente! Falem-me de autores (realizadores e argumentistas) como por exemplo e só para citar alguns á sorte: Howard Hawks, Brian DePalma, John Woo, Eric Rohmer, Jacques Tatti, Orson Welles, Sérgio Leone, Alfred Hitchcock, Sam Peckinpah, John Ford, Frank Capra, Victor Flemming, Robert Rodriguez, David Lynch, David Fincher, David Cronenberg, Sergei Eisenstein, Tobe Hopper, Francis Ford Coppola, Robert Zemeckis, Steven Spielberg, John Sturges, Alex de La Iglesia, Alejandro Aménabar, Pedro Almodovar, Wes Craven, Francis Ford Coppola, Oliver Stone, Alan Parker, Robert Altman, François Ozon, John Lasseter, Michael Cimino, John Boorman and so many fucking more...

    Um bom filme de amor? "E Tudo o Vento Levou"... Outro?
    "Tess dos Ubervilles" (baseado no excelente roamnce de Thomas Hardy... Curiosamente, dois exemplos com o Clark Gable...

    Hoje ando muito 'gablesca' mas como o próprio diria, olhando muito sobranceiramente por baixo do seu cabelo tão rutilante de fazer inveja a John Travolta em «Grease», tão reluzente e empastado de fazer inveja ao nosso ex-primeiro ministro Santana... Numa das suas mais citadas 'deixas':

    "Frankly, my dear... I don't give a damn"!

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  7. A rata: Onde se lê «roamnce» deve ler-se «romance».

    A rata da «a rata»: Onde se lê «a rata» deve ler-se «errata».

    Mais... Esqueci-me de vos falar dum filme... o «True Roamnce» com argumento de Quentin Tarantino e realizado pelo grande Tony Scott o irmão do Ridley.

    "It was directed with energetic skill by Top Gun Tony Scott, but this breathtaking 1993 thriller (think of it as an adolescent crime fantasy on steroids) has Quentin Tarantino written all over it. True Romance is really part of a loose trilogy that includes Reservoir Dogs and Pulp Fiction, with a crackling Tarantino screenplay that rides a fine line between raucous comedy and violent excess. Christian Slater plays Clarence, the comic-book lover who meets a beguiling prostitute named Alabama (Patricia Arquette), confronts her vicious pimp (Gary Oldman), and embarks on a cross-country odyssey with $5 million worth of Mafia cocaine. Mayhem ensues, culminating in a favorite Tarantino climax--the "Mexican standoff"--in which a roomful of guys are pointing guns at each other, waiting to see who shoots first. Brutal, profane, and totally outrageous, True Romance is not for everyone, but with a supporting cast that includes Dennis Hopper, Christopher Walken, Brad Pitt, and Val Kilmer (as the ghost of Elvis!), you can be sure this movie will never be boring!!!"

    Aqui vai um excertozinho do guião quando o Clarance mata o chulo da Alabama e volta para casa...

    CLARENCE
    Open your eyes!

    He does. It's now Drexl's POV from the floor.

    CLARENCE
    You thought it was pretty funny, didn't you?

    He fires.

    CLOSEUP - The bullet comes out of the gun and heads right toward us. When it reaches us, the screen goes awash in red.


    INT. CLARENCE'S APARTMENT - NIGHT

    The front swings open and Clarence walks in. Alabama jumps off the couch and runs toward Clarence, before she reaches him he blurts out:

    CLARENCE
    I killed him.

    She stops short.

    CLARENCE
    I've got some food in the car, I'll be right back.

    Clarence leaves. Except for the TV playing, the room is quiet. Alabama sits on the couch.

    Clarence walks back into the room with a whole bounty of take-out food. He heaps it on to the coffee table and starts to chow down.

    CLARENCE
    Help yourself. I got enough. I am fuckin' starvin'. I think I ordered one
    of everythin'.

    He stops and looks at here.

    CLARENCE
    I am so hungry.

    He starts eating french fries and hamburgers.

    ALABAMA
    (in a daze)
    Was it him or you?

    CLARENCE
    Yeah. But to be honest, I put myself in that position. When I drove up
    there I said to myself, "If I can kill 'em and get away with it, I'll do
    it." I could. So I did.

    ALABAMA
    Is this a joke?

    CLARENCE
    No joke. This is probably the best hamburger I've ever had. I'm serious,
    I've never had a hamburger taste this good.

    Alabama starts to cry. Clarence continues eating, ignoring her.

    CLARENCE
    Come on, Bama, eat something. You'll feel better.

    She continues crying. He continues eating and ignoring her. Finally he spins on her, yelling:

    CLARENCE
    Why are you crying? He's not worth one of your tears. Would you rather it
    had been me? Do you love him?
    (no answer)
    Do you love him?
    (no answer)
    Do you love him?

    She looks at Clarence, having a hard time getting a word out.

    ALABAMA
    I think what you did was...

    CLARENCE
    What?

    ALABAMA
    I think what you did...

    CLARENCE
    What?

    ALABAMA
    ... was so romantic.

    Clarence is completely taken back. They meet in a long, passionate lovers' kiss. Their kiss breaks and slowly the world comes back to normal.

    ISTO É O QUE EU CHAMO «UM BEIJO»!!!

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  8. Claro que não vou apagar! Cada pessoa é livre de dar a sua opinião, é para isso que se comenta, para ninguém sentir que o seu ponto de vista não foi focado já que, obviamente, nos meus posts apenas está o meu.
    Primeiro que tudo, obrigada por te teres dado ao trabalho de comentar. A seguir, não gosto do Gable nem do "E tudo o vento levou". Gosto imenso destes dois filmes, especialmente pelo que me fizeram sentir, como acho que se notou! :)

    Mas deste post não quero falar. Beijinhos!

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  9. Só mais duas coisa.. também gosto da Uma Thurman (especialmente no Kill Bill), mas acho que a vida pessoal dela com o Ethan Hawke não tem nada a ver com o filme. Adorei-o, tocou-me imenso.

    Para o pessoal que gostou, está uma crítica muito, muito gira em: "http://criticoasolta.blogspot.com/" onde dá, inclusivamente, para fazer download da música que a Julie Delpy canta naquela espantosa declaração: "Let me sing you a waltz" ;)

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