terça-feira, setembro 28, 2004

O elogio, esse bicho!

Porque é que será que quando nos põem defeitos e mandam abaixo, temos sempre resposta na ponta da língua e quando nos elogiam ficamos a ver se a biqueira dos ténis está suja? Também ficamos feitos parvos a olhar enquanto as maçãs do rosto ruborizam e timidamente sussurramos: "obrigado"? Devo salientar o facto de, além termos dado mais atenção, demos uma resposta mais elaborada ao palhaço! A parte boa (isto todos os amigos sabem) é que a opinião deles vai ficar gravada cá dentro e não vai ser esquecida assim que voltarmos costas.

A que se deve esta grande incapacidade de agradecer e aceitar elogios? Estamos preparados para a guerra e não para o amor? (Ai se o John Lennon cá estivesse!!) Andei a esforçar-me para tentar ignorar as críticas destrutivas e a agradecer dignamente os elogios sinceros e saí-me bastante mal! Cada vez que ficava calada aquando de um insulto, melhor era a resposta que ficava fechada dentro de mim e quanto mais me esforçasse por sorrir e agradecer com um "obrigado" decente, mais pateta me conseguia tornar! Só vejo uma solução para o caso: quanto aos palhaços, a melhor resposta é mesmo ignorar mas há bocas tão boas que não as podemos deixar de atirar e ver quem enfia a carapuça! Quanto aos elogios, acho que até encontrei uma razão para o nosso comportamento.

Primeiro que tudo, temos horror ao pessoal com falta de humildade! Aqueles anormais que não têm espelhos e que acham que toda a gente os acha o máximo quando, na verdade, anda toda a gente a fugir da companhia daquela aberração. É claro que não queremos ficar como eles mas também não queremos cair no excesso de humildade que soa sempre a falso. O nosso ar de pateta sempre é sincero!
Segundo, a verdade é que gostámos muito do elogio mas temos medo de desapontar alguém. Adoramos quando nos elogiam por algo que fizemos bem, até esboçamos um sorriso grande com o sentimento de realização! Mas quando nos incitam para vôos mais altos com um espectacular "tu és capaz!", entramos em conflito interior. Será que somos mesmo capazes? Não queremos de forma alguma iludir-nos e muito menos desiludir as pessoas que nos apoiam! Então receber o elogio é uma faca de dois gumes, estávamos a precisar de o ouvir, mas agora precisamos mesmo de conseguir! Felizmente, os amigos são sempre amigos e nem esperam resposta ao elogio porque também sabem na pele o que custa.

Resumindo, sempre que não respondermos aos elogios de forma adequada, só estamos a dar a perceber a essa pessoa que a opinião dela é muito importante e que queremos estar à altura das expectativas! Nada com um bom ar de pateta!!

3 comentários:

  1. Pa,ja tou farto de te elogiar, mas tu obrigas-me a deixar-t com um ar pateta, que se ha-de fazer?! Tu se continuas assim corres sérios riscos de te tornar numa pateta definitiva! Pa o assunto ta fantastito, é daqueles temas que toda agente reflete mas poucas o passam para o papel (entenda-se blog) os meus sinceros parabens! Ai ai que esse ego ta a ficar muito xeio!
    LOL
    :)

    ResponderEliminar
  2. Bem por este andar... não tarda nada dá para explodir! lol
    Se eu disser obrigado de novo parece mal? Não sei que mais dizer! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Os elogios sao mtas vezes dificeis de "aceitar" de forma graciosa, mas sao algo que fica connosco para ser desenterrado e nos trazer um sorriso nos dias em que nos dói a alma... E já repararam que quando confrontados com a maior parte das pessoas que conhecemos é muito mais fácil lembrarmo-nos de críticas do que de elogios para lhes fazer? Se calhar também respondemos mais prontamente às críticas porque elas sao mais frequentes...(será?)

    ResponderEliminar