quinta-feira, setembro 30, 2004

"Windows" em português quer dizer "mandar janela fora"

Muitas miudas que eu conheço têm horror a computadores. Primeiro que tudo, o computador não é o monitor/écran, é mesmo aquela caixa que tem o botão para iniciar, os leitores de CD e DVD, etc. Segundo, não tem culpa nenhuma do software que lhe tenhamos instalado, quer relativamente ao hardware incorporado, quer à nossa (in)capacidade de funcionar com ele. (Memorizem: o maior problema dos computadores encontra-se entre o teclado e a cadeira!).

Claro que vou falar daquela coisa fabulosa que dá pelo nome de "Microsoft" e que tem como supremo objectivo de existência testar a nossa paciência até ao limite. Suponho que já vem com defeitos propositados para sermos obrigados a trocar por um novo (que vem cada vez mais estupidamente pesado). Quer dizer, não é que sejamos obrigados a trocar, mas temos sempre aquela réstia de esperança: é desta que isto se resolve!!
Não quero apontar só defeitos, afinal, muito pessoal começou a usar computadores devido ao aspecto bem mais aceitável que o "Windows" conseguiu propor. Até a minha mãe que seria incapaz de decorar um comando em DOS, sabe ligar o computador, carregar no botãozinho para iniciar e fazer o que ela quer. E maravilhas das maravilhas, até imprimir coisas sem ter que nos chatear! (E já nem desliga o computador na ficha! UAU!).

O problema são aquelas magníficas mensagens de erro, os bugs e as incompatibilidades de software. Se uns ficam de sobrolho levantado a tentar perceber o porquê da mensagem de erro (não, não tem mesmo lógica nenhuma nem era para ter!), outros estão tão fartos que depois de arrancar meia dúzia de cabos e de ter o computador suspenso da janela do 13º andar, lá se resolvem por um amigável "format c:". Aquelas mensagens espectaculares de erros fatais vindas do nada, não guardaste o trabalho?! Azaaar! Queres abrir 2 programas ao mesmo tempo? Esquece... eu bem tento combinar a minha placa de TV com o Acrobat Reader mas é uma mistura explosiva demais! Écrans azuis.. são demasiado decrépitos até para pessoas que gostam de azul. Problemas porque tirámos o cd quando nem o estávamos a usar (Quem disse?? Obviamente estávamos!) e aquelas paragens fenomenais onde nem o ctr+alt+del parece conseguir solucionar o caos que se instalou! Já para não falar nas mensagens "Quer reiniciar o seu computador?" onde nem vale a pena escolher o "não" (que é igual ao "sim") porque o computador decide sempre que sim. Se temos anti-virus, firewall e mais todas as protecções que precisamos, o computador não arranca, arrasta-se. Mais vale ir ao WC, comer qualquer coisa e voltar quando a barra ainda está a carregar. Sim, porque além das inúmeras falhas com que temos de conviver diariamente, há gente (que não tem mesmo mais nada que fazer) que ainda se diverte a explorá-las e a lixar os computadores de quem não tem culpa nenhuma... agradecemos principalmente ao MSN, essa janela aberta ao mundo, essa auto-estrada entre o nosso computador e o desconhecido.

Sabem que mais? Vou antes fazer uma torrada! Aposto que a torradeira não vai ficar azul, não vai encravar (mais que não seja, arranco a torrada à força) e muito menos enviar-me mensagens de erros fatais depois da resistência estar desligada.

3 comentários:

  1. Pa, escusavas ser assim tao dura com o windows. Pa comparar o windows a uma torradeira ja e demais, a torradeira nao tem culpa nenhuma das broncas da microsoft! Outra coisa, o windows nao foi feito para utilizadores que querem abrir duas o mais aplicacoes em simultaneo, as unicas aplicacoes em simultaneo que executa sao os virus, nao te esquecas que é necessário preservar o mito, de que os computadores sao so de gente maluca, dai fazerem um sistema inoperativo como o windows! LOL

    ResponderEliminar
  2. Mas tem lógica!!! Ninguem abre duas janelas ao mesmo tempo! Depois faz corrente de ar, apanhamos uma constipação, uma gripe e pimba! Tá tudo lixado!

    PS: Tb foi o Bill q inventou o DOS... Mas foi no tempo em que as coisas funcionavam!!!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso quando escrevi, fiquei a pensar se alguém ia levantar esse problema, até porque é mesmo MS-DOS! Mas é exactamente como tu dizes, nessa altura, as coisas ainda funcionavam! Se bem que o pormenor das duas janelas nem por isso! ;)
    Foi um desabafo.. eu, de vez em quando, até uso o Windows! lol

    Beijocas e obrigado por continuarem a comentar! ;)

    ResponderEliminar