quarta-feira, junho 08, 2005

Age of Empires e a minha vida

É estranho estar tanto tempo sem escrever, até porque eu adoro escrever. Ultimamente a minha vida deu numa volta de 1,99*pi radianos! Não sei bem como explicar porque no fundo continua tudo na mesma, mas o ambiente mudou completamente. (Não, não me casei). A verdade é que tenho tido poucas oportunidades para estar ao pé do computador e, quando estou, tenho que fazer tanta coisa que depois fico sem vontade de escrever. Durante o dia tenho tantas ideias e o teclado anda tão longe!

Lembro-me de comparar a vida à construção de puzzles (adoro puzzles). As peças só encaixam de certa maneira, temos que ter muita paciência para descobrir quais encaixam em quais e, comecemos da esquerda ou da direita, acabamos por atingir os nossos objectivos. No entanto (e tendo como mentora a Trinity), a verdade é que prefiro pensar que o final não está previamente escolhido e que as minhas escolham afectam o que eu quero ser (se bem que coisas como envelhecer, aprender a ler e fazer 4ª classe já estavam previstas, por assim dizer). Lembrei-me então de outra analogia: o jogo "Age of Empires"! Não é que ande a caçar veados enquanto espero que chegue a idade do sedentarismo (até porque tenho uma faceta nómada), mas aquela ideia de ter o mundo obscuro até eu avançar e começar a descobrir o mapa está muito bem pensada! O meu conhecimento global está às manchas e cheio de buracos negros porque eu não conheço imensas coisas. A verdade é que quanto mais conheço mais percebo que a parte negra é muito maior do que eu tinha imaginado! (O raio do grego tinha razão). Se eu passasse a minha vida enfiada dentro de uma aldeola e não conhecesse mais nada, provavelmente vivia feliz sem saber de nada que me fizesse sair da minha concha. Ia sentir-me feliz no senso comum do meu dia-a-dia e nunca ia entender a verdadeira extensão da minha ignorância. O problema é apercebermo-nos de como somos ignorantes, conhecer coisas novas que nunca tínhamos sequer imaginado que existiam (isto lembra-me que se vai realizar o primeiro campeonato de futebol para porcos - "pigball"). O meu mundo vai-se desvendando (se bem que a maior parte vai ficar às escuras) e eu vou aprendendo a deslocar-me nele e a tentar aprender mais coisas.

Pensar nisto tudo faz-me sentir estupidamente pequena. Lembro-me de alguém dizer que podíamos aproximar (por excesso) o número de galáxias ao número de grãos de areia que existem em todas as praias da Terra. Se todos esses grãos fossem galáxias, o nosso sistema solar já era estupidamente pequeno, mas a verdade é que a Terra (e nem quero comparar o meu tamanho com o do planeta) seria muito mais pequena do que um micróbio. Será que um micróbio tem esperança de média de vida suficiente para conhecer uma milésima fracção do grão de areia? Penso que é uma visão um bocadinho deprimente, portanto vou-me ficar pela visão do Hobbes: "a ignorância é uma benção!". (O problema é que o bichinho de querer saber sempre mais anda aí.. tan nan nan nan).

9 comentários:

  1. Ainda há leitores...! lol Já sentia saudades de escrever qualquer coisa. Muito obrigado pelo comentário e espero voltar o mais breve possível à "vida blogótica activa". Já falta pouco! :)

    Assim que tiver tempo tenho que ler os blogs todos e comentar.. já vi qualquer coisa de um blog em trio! ;) Estou desejosa de ler as cenas com cuidado que isso promete! Um grande abraço*

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom querer conhecer e aprender mais.... No outro dia um professor disse uma frase belissima: "só é velho quem não quer aprender mais"...quero eu dizer com isto: continua!!!

    ResponderEliminar
  3. Como já dizia o outro: “Feliz do Ignorante”!

    Quanto mais sei, mais quero saber. Quanto mais conheço, mais quero conhecer. Quanto mais ganho, mais quero ganhar. E quanto mais sonho, mais quero sonhar! :)

    Bem vinda de volta!
    ***

    ResponderEliminar
  4. Acho que todos somos um bocado assim..
    (E admito publicamente a minha paranóia durante uns tempos pelo jogo uhuh lol).
    Enfim...se eu me ficar pelos teutonics knights e constrir muitas "trebucas" (:P) não me devo sair mal lol :)

    ResponderEliminar
  5. a minha paranóia era mais pelo sim city e pelos sims...grande febre...era so comprar os packs de extensão...era maravilha, até sonhava com aquilo:P

    mas realmente fico-me pela ideia do puzzle que vamos construindo...há peças que vamos substituindo, outras que se vão perdendo pelo caminho, mas no conjunto...o puzzle vai-se construindo com o tempo e vai ficando a pouco e pouco mais completo.
    beijo

    ResponderEliminar
  6. anónimo: muito obrigado pela força, quer quer que sejas :)

    "lunática": os comentários também säo todos muito bem vindos de volta! Já tenho saudades de jogar à bola contigo no banco de trás de um carro..! lol
    "E quanto mais sonho mais quero sonhar" <- exactamente!

    gata: Eu estive imenso tempo viciada no Age of Empiresm, nos SimCity e ainda no SimFarm! Agora ñ tenho tempo para jogar, mas creio que já nenhum jogo vai ultrapassar o "meu" dia do tentáculo, o Sam&Max e o imortal Worms!! Aqui entre nós, também joguei bastante ao "Larry"...! lol

    dona do café: Os Sims nunca me puxaram muito mas a minha afilhada é completamente viciada e ainda joguei um bocado com ela. Mas ela tira a piada toda pq qd ñ tem dinheiro mete uns códigos e fica logo milionária!.. (puzzles, ainda o mês passado comprei um novo!)

    ResponderEliminar
  7. grande jogo e realmente nós somos bastante ignorantes. sinto isso de cada vez que saco um ebook da net. LOLOL. Beijos

    ResponderEliminar
  8. bom, nós saimos das cavernas, porque havia uma luz que nos indicava a saida, nós dominámos o fogo, depois de fugirms imensas vezes até percebermos que podimas imitar a natureza.Nós subimos a colina e olhando em volta, percebemos que a maneira mais facil de a descer seria cumas rodas.
    depois disso, percebemo-nos que poderia haver um paralá do mar..(no final acabámos por dar uma volta enorme pa chegar donde tinhamos partido), e mais recentemente decidimos experimentar o céu (pó infinito e mais além)...a nossa pequenez, ja foi "maior"...e kuase de certeza havemos de encontrar vida noutros planetas, que nos poderão ajudar na nossa instintiva exploração natural, pois como dizia o Calvin "ás vezes penso que a prova mais segura de que há seres inteligentes noutros planetas é o facto de nenhuns terem tentado contactar-nos" ;)..isto pk desde a parte do fogo que tem sido uma destruição desmesurada do nosso planeta..e obrigatoriamente teremos de encontrar outros pa sujar tb..bom enfim..desviei-m do assunto, acontece!
    :)
    blog giro

    ResponderEliminar
  9. Sim, eu sei que o comentário chega tarde, mas...
    a) Um dos últimos puzzles que compraste já está a ser construído ;)
    b) Percebo perfeitamente a história de estar ao mesmo tempo tudo na mesma e tudo diferente
    c) Gostei muito da analogia, mas confesso que às vezes dá vontade de espreitar um bocadinho a ver se descobrimos quais são os monstros que nos esperam se avançarmos para esta ou aquela região do negro....
    d) se vires algum post nos próximos tempos que pareça ter ligação com este teu, não é coincidência, é inspiração! ;)
    e) bj grd e welcome back

    ResponderEliminar