quinta-feira, dezembro 02, 2004

Couve natalícia

Numa estrada onde passo diariamente, os buracos deram lugar às crateras e já mal se vê a estrada no meio das ditas cujas. Uma em particular, faz-nos pensar se os nossos antípodas não nos conseguem ouvir. Há uns tempos, uma alma caridosa tratou de encher o buraco de terra (deve ter dado uma "trabalhera") mas com as fortes chuvadas desta noite, alguma terra enlameada saiu e voltou a descobrir parte da cratera. Voltámos a ter o buraco que nos fazia desejar que alguém ali partisse uma jante para processar a junta de freguesia. Ia eu a tornear a tal cratera (semi-nipónica) quando vi que, para meu espanto, alguém a tentou sinalizar colocando um vaso e uma couve galega lá dentro!! (As couves galegas são aquelas que conseguem atingir alturas impressionantes) .

Mesmo assim, acho que isto não tem metade da piada de estarmos ali a ver a couve a 3D, literalmente plantada no meio da estrada!

O que vale é que os portugueses NÃO poupam esforços para alegrar o dia de um seu semelhante. Este ano, o pessoal achou que andávamos todos em baixo com estas crises em cima de crises apenas superadas pela inflacção e resolveu adiantar o Natal. O espírito natalício das superfícies comerciais começou em meados de Novembro. Qualquer dia estamos a chegar da 2ª quinzena de férias em Setembro e, à entrada do escritório, damos uma cabeçada na coroa de azevinho, "Feliz Natal"! E o que dizer de certas iluminações de natal que vemos em certas casas?.. Aqueles tubos de luz verde, encarnada, azul e amarela que se vendem no LIDL estão espalhados por tudo quanto é sítio. Parece que estamos em plena Feira Popular com tanta coisa a piscar e a trocar de cor. E aquelas maravilhosas luzes verdes nas casas? Onde estavam elas na noite de Halloween?! Depois há aqueles que optam somente pela cor branca, mas isso não rivaliza com as anteriores. Então o que se faz é encher a fachada da casa de milhares (literal) daquelas coisas que piscam a uma velocidade tremenda! Não há epiléptico que escape! Só lhes falta o placar de néon a dizer: "Esta noite, Fernando Pereira no casino da Horta Seca". (Ainda influências da couve..).

Mas gosto deste ambiente (em Dezembro, claro!). Gosto que as pessoas ainda se dêem ao trabalho de retirar aquelas coisas carregadas de naftalina (deve ser a altura em que andam mais traças no ar) do sítio mais recôndito do sotão da casa, para festejar um feriado que não diz respeito ao trabalho, aos direitos de igualdade ou a alguma revolução. Apenas e somente à ideia de estarmos todos juntos em família num clima de aparente paz e tranquilidade. A verdade é que acabamos por andar mais tolerantes. Deve ser das poucas alturas que temos crentes e ateus a festejar em uníssono. Prendas para os mais novos e alegria para os mais velhos por terem a família toda reunida. Eu confesso que me perco nas sobremesas até à meia noite, a cantar o "A todos um bom Natal" e a entrar nos jogos e teatros da pequenada. Nós podemos ser o corpo e cabeça, mas a alma do Natal está nas crianças. Um pouco antecipado, mas Feliz Natal!! :)

7 comentários:

  1. Achei verdadeiramente genial a ideia da couve!... E Feliz Natal para ti tb! (sempre disse q esta é a minha época do ano favorita!;))

    ResponderEliminar
  2. Andava num conflito interno, queria escrever sobre o Natal mas não queria uma coisa que toda a gente pudesse escrever. A couve caiu dos céus.. literalmente! lol Uma couve natalícia, achei que era original! ;)

    Feliz Natal..? Obrigo-te a dizer-me isso frente a frente! Eu prometo que vai acontecer! ;)

    Um abraço enooooome e quente! lol

    ResponderEliminar
  3. A couve está fantástica Miss I. Melhor, tu estás fantástica, estive a ler os outros posts e nao posso dizer que me tenha surpreendido a qualidade dos mesmos, não é nada que não esperasse já a avaliar pelos comments no uatafak, no andrade e no ramboia! Keep it going! Já te avisei que estou prestes a propor uma loucura?

    ResponderEliminar
  4. Com que então couve galega! Ao que este país chega!!! Já estou a imaginar o presidente da republica daqui a uns anos a anunciar a remoção de mais de 1 milhão de couves galegas das vias rodoviárias. Haaa, como me orgulho de ser portugues! Vivam as couves...

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal! Ena, muito obrigado por continuarem a ler, fico feliz que a couve tenha conseguido alargar a sua influência além daquela estrada secundária.
    Yeah, "ouvi" qualquer coisa sobre isso nos comments, eu sou uma moça muito pacata mas olha que estou a começar ficar curiosa para saber a "ramboia" que se vai passar ;)

    Beijocas!

    PS: Um milão de couves galegas era bem.. caldo verde aos molhos! lol

    ResponderEliminar
  6. essa da couve está maravilhosa! pq não em vez da tradicional árvore cá em casa, pôr tb uma couve? vou consultar a família, será que vão gostar da ideia? :P
    vim pela primeira vez ao blog (num daqueles "zappings" de saltar de blog em blog) e...gostei! =)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana!
    De vez em quando também me ponho a ver o que calha na rifa de blog em blog.. Quem sabe se a ideia da couve pega? lol

    Muito obrigada por teres aparecido e comentado! :)

    ResponderEliminar