quarta-feira, setembro 28, 2005

Funcionários públicos: MEDO!!

Hoje estive 2 horas a "passear" entre a Segurança Social, as Finanças e a Conservatória. Eram só 16h e já me parecia que tinha tido um enorme e esgotante dia.. Aquilo até começou bem na Segurança Social porque a senha tinha um número baixo, é claro que o que queria não podia ser logo resolvido porque faltava um papel das finanças. Aproveitei para ir à Conservatória que ficava no caminho. Subi ao 3º piso, tirei uma senha e mandaram-me descer para o 2º piso. Tirei uma senha e quiseram que eu acreditasse que o meu problema só podia ser resolvido na parte da conservatória na Loja do Cidadão porque a conservatória em si não tinha os dados necessários. Sim, eu acredito mesmo que o computador na Loja do Cidadão consiga aceder a dados sobre um cliente que a conservatória em si não consegue! Bem, pelo menos acredito que ela não queria fazer nada de nada. Será que as funcionárias tiram prazer de estar sentadas à secretária, em frente ao monitor sem se mexerem e a olhar para nós com uma senha na mão? Será que das 6 pessoas na sala (eu era a única cliente), ninguém me podia atender excepto a única pessoa que estava ocupada a falar ao telefone?.. Deixem-me adivinhar: de manhã cedo tiram todos senhas e o número mais alto perde e tem que atender o pessoal??

Nem discuti e fui para a Loja do Cidadão porque tinha que ir lá de qualquer maneira. Fui até à zona da conservatória e descobri que o que eu queria nem podia ser tratado ali, mas sim na Conservatória da capital (!!), felizmente a moça tinha pouco de funcionária pública e deu-me um papel com a explicação detalhada de tudo o que tinha a fazer. Fiquei feliz por enviar um vale dos CTT de 16 euros, um papel a pedir uma certidão e ainda um envelope com a minha morada para receber a certidão de volta. Suponho que também podia escrever eu a certidão, não? Ou servir-lhes um cafézinho? Nas finanças foi outra piada.. tiro a senha, espero e peço as duas coisas que preciso. É claro que uma das coisas não pode ser naquelas Finanças, mas sim nas Finanças da freguesia ao lado.. Pelo menos um dos papeis eles têm, desde que eu tire uma senha da tesouraria e pague 4 euros, tire outra senha das Finanças e fique com a porra do papel para tirar uma senha e voltar esperar na fila da Segurança Social!!

Bem, a sério.. o Inferno existe e está nas repartições públicas, tenho dito.

6 comentários:

  1. Os funcionários públicos competentes que me perdoem (e se apresentem juntamente com o seu posto de trabalho para eu passar a tratar com eles todos os meus assuntos), mas a função pública é de facto a "instituição" da qual mais incompetência aturamos... e então a bela atitude de "batata quente", de empurrar a pessoa de um lado para o outro, é fantástica... sim, porque eles nem têm todos computadores ligados à internet, portanto não podem mandar as coisas uns aos outros... enfim... boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Admira-me não teres pago 50 euros para poderes entrar na repartição de finanças! Eles por acaso não te passaram uma multa por nao teres limpo os pes quando entraste?? Não te aplicaram uma coima por respirares?? Bem se isso não aconteceu portugal atão não está tão mal como pensava...

    ResponderEliminar
  3. Ha outra coisa, fico feliz por escreveres de novo...

    ResponderEliminar
  4. O verdadeiro Portugal no seu melhor. Essa é a razão porque este país não avança.

    Mas concordo com o Balhau... Não te aplicaram uma coisa por respirares? Coisa estranha...

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está algo que me é familiar... só uma coisa: qd a Aurora diz " Os funcionários públicos competentes que me perdoem", quer dizer que existem, não são mitos?? Isso é como dizer, sei lá, que os autarcas são honestos!

    ResponderEliminar
  6. Epá, as probabilidades indicam que deve haver pelo menos um... Mas confesso que ainda não o achei... Talvez seja uma "caça aos gambozinos", não sei...

    ResponderEliminar