segunda-feira, fevereiro 27, 2006

O dia das serpentinas apaixonadas

Pois bem.. o dia dos namorados. No ano passado evitei ao tema, mas este ano resolvi falar dele. Primeiro que tudo (e porque acho isto muito importante) o dia 14 de Fevereiro é o dia europeu da disfunção eréctil. Sobre este último não digo mais nada porque o sentido de oportunidade já é suficiente. Depois também acho interessante festejarmos com muitas rosas e beijos o dia da morte do S. Valentim, torturado.. claro! É bom sabermos que mataram um padre porque ele casava os rapazes que estavam bons para ir para a guerra e o governante da altura não achou piada. Como os casamentos continuavam em grande número, alguém resolveu cortar o mal pela raiz e matar o padre. Coitado! Já nesta altura a união de facto tinha poupado uns tantos problemas jurídicos.

Isto de ter as lojas todas vermelhas, cheias de corações e peluches é um bocado foleiro. A verdade é que as lojas no Carnaval estão muito mais alegres com serpentinas, máscaras de palhaços,ursos, índios.. sei lá, um nível de foleirice um bocadinho mais baixo. As pessoas estão com outra disposição, ninguém se chateia por tentar jantar fora e os restaurantes estarem preparados apenas com mesas a dois com a porra das velinhas. Porque não juntar as duas festividades? Porque não ver as famílias com as crianças mascaradas (ou mascarradas) nos restaurantes assim como um lobisomem a jantar com a menina da GALP pluma? Ou um fantasma a abraçar um crocodilo? É que além de um dia para fugir ao nosso aspecto diário e do aspecto da pessoa que vemos mais vezes (ou talvez não) há outras tantas facilidades a ter em conta: se estiveres apaixonado por uma pessoa do mesmo sexo, ninguém fica a olhar para ti de lado se fores vestido de mulher/homem, podes sair dos restaurantes/bares sem pagar porque também ninguém viu a tua cara e, de qualquer maneira, com a luz das velas podes sempre começar um pequeno fogo de distracção com as serpentinas!

Mas o dia dos namorados também tem coisas giras. Ver grandes filas de homens nas floristas (depois da hora de saída do emprego) e ver homens que se metem na fila e compram flores porque sabem que é um dia especial, mesmo que não saibam exactamente qual. É aqui que a publicidade ajuda e não serve só para testar o daltonismo, é impossível que exista alguém que não perceba que o dia dos namorados está a chegar, mesmo que seja um despistado nato! É sempre bom termos a certeza que não nos vamos esquecer destes dias, não vá alguém levar os esquecimentos a peito! Também é verdade que os namorados fazem questão de mostrar que gostam um do outro quando lhes apetece, não precisam de dia pré-definido. Este dia é então uma boa desculpa (como outra qualquer) para uma escapadela dos que estão juntos há uma eternidade, até porque há borlas nos telemóveis e descontos em pousadas que devem ser aproveitados!

Estão a ver, nem tudo é mau na época da invasão da coronária vermelha!
Mas a melhor parte deste dia, que é mesmo boa, é que aparecem morangos em todos os hipermercados a um preço fabuloso! Mesmo em caixinhas de plástico reles em forma de coração, temos morangos doces em Fevereiro e eles fazem-me pensar que há sempre um bocadinho da Primavera todo o ano em todo o lado.

6 comentários:

  1. Nunca mais vou ver o dia dos namorados com os mesmos olhos...
    LLOLOL
    A morte do senhor valentim.. claro ha que festejar...
    lol

    ResponderEliminar
  2. :)
    Gostei dessa perspectiva... Obrigada pela boa-disposição!

    ResponderEliminar
  3. A unica coisa que aprendi aqui com este post foram mais razoes para detestar o dia dos namorados. Obrigado, a sério. Ainda assim continuo sem gostar do Carnaval a não ser vá lá pelas catwomen, pelas sadomasoquistas, uma ou outra mulher diabo e por todas aquelas que baixam as calças ou sobem as saias para poderem também festejar...

    ResponderEliminar
  4. Balhau: É bom saber que já alterei a tua perspectiva de um dia romântico! lol

    Aurora: Sempre às ordens! Para rir estou cá eu!

    Saviol: Só cá estamos para servir bem o cliente! Ainda bem que ajudei nalguma coisa.. cof cof Nem os morangos te fazem suavizar essa perspectiva? Nem os morangos?! lol

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, tenho a anunciar que sou... daltónico... e é mesmo verdade! O que não significa que me esqueça do dia...muitas vezes. Não dou importância ao dia e até acho um bocado lamechas. A morte do padre, essa, não posso negar, deu-me um motivo para apreciar melhor a data. Estou na mesma onda do balhau acho eu. Ainda assim, achei o post fantástico.

    ResponderEliminar
  6. goth mortens: Olá! Então, melhorzito? :) Pois, o dia dos arrulhos também não é coisa que me puxe muito, mas ainda bem que gostaste do post! :) Obrigado**

    ResponderEliminar