sábado, dezembro 18, 2004

Para quem merece uma prenda no sapatinho!

Todos temos o mesmo número de cromossomas, o mesmo tipo de ligações nervosas e, na maioria dos casos, pés, tronco, braços e cabeça depois do pescoço. Como é que conseguimos ser tão diferentes? Como é que há pessoal que ganha o dia a infernizar a vida dos restantes e outros que parecem viver só para nos alegrar?
Este post é para aquele pessoal que consegue animar toda a gente, faça chuva, faça sol! Para aquelas pessoas que parecem viver sem problemas. Na verdade, parecem ter uma missão muito especial: animar e dar vontade de viver aos restantes mortais.

Um dia destes, estava um rapaz a tentar atravessar a estrada para chegar ao carro dele, eu parei o meu carro para ele passar. Ele também parou de andar para eu passar. Eu fiz-lhe um gesto para avançar ao mesmo tempo que ele fazia o mesmo. Desatámos a rir um para o outro. Foi original como conseguimos criar empatia em menos de 3 minutos. Faz-me sorrir quando me lembro (e estejam descansados que a estrada estava deserta, não havia nenhum condutor furioso atrás de mim a tentar passar por cima).

Talvez o exemplo mais flagrante tenha sido na abertura da loja "Toys'R'Us". Fui recebida à porta pelo "Super Mario" e lá dentro vivia-se um ambiente de festa: muita música, muitos balões (não sei se foi por ser baixinha, mas tive direito a um balão como os putos) e, acima de tudo, muita cor e animação. Entretanto, enquanto serpenteava entre o rato "Mickey" e a girafa que é o símbolo da loja, começou a dar aquela música (se é que se pode chamar música) das "Ketchup", muito em voga nesse Verão. Qual o meu espanto quando me senti dentro de um filme musical: toda a gente sabia a coreografia! Mães a dançar com os filhos ao colo, putos e graúdos a dançar uns com os outros. Dei por mim na onda, a dançar e a cantar também! Quando saí da loja, uma hora depois, sentia-me rejuvenescida (e sem gastar um cêntimo!).
Será a alegria/calor que sentimos cá dentro, vinda do nada, o elixir da juventude?

Pus-me a pensar nas pessoas que realmente conseguem melhorar o dia às outras pessoas. A maioria dos professores e chefes são peritos em fazer exactamente o contrário. Às vezes, só uma atençãozinha faz milagres! Um abraço de vez em quando, um sorriso na hora certa.. nem que seja um toque de telemóvel (um "lembrei-me de ti e quis que soubesses" electrónico).
Andar sempre bem disposto é uma tarefa hercúlea e duvido que alguém consiga estar sempre assim sem nunca passar por alguma instituição de apoio mental.
Torna-se simples fazer outras pessoas sorrir, até quem não conhecemos: alguém a passar na estrada, um puto que acabou de entornar um copo cheio de leite por cima dele e está cada vez mais sujo ao tentar limpar, um senhor distraído que chocou connosco na fila do peixe.. qualquer um deles vai sorrir se tomarmos iniciativa. Melhorar o dia a alguém não custa nada e, receber um sorriso de volta, aquece a alma. A sério que aquece.

9 comentários:

  1. Concordo contigo. Assino e subscrevo. Há um sorriso que não só me aquece como me faz vibrar... Sim, é o sorriso da minha pessoa favorita em todo mundo. ;)

    ResponderEliminar
  2. Ai que bem que me soube ler este pequeno texto. De todas as vezes que decidir iniciar uma palhaçada, por muito ridícula que seja, lembrar-me-ei das tuas palavras como fonte de inspiração. Realmente não há nada melhor no mundo do que um mundo de sorrisos... Beijo :)

    ResponderEliminar
  3. Ja agora, este passou a ser o teu texto que mais gosto... Hehehe

    ResponderEliminar
  4. Escrevo mais uma coisinha.. saber que há pessoas que lêem o que eu escrevo faz-me sentir muito bem! E quando se dão ao trabalho de comentar.. faz-me sentir mesmo muito feliz!

    Obrigado e Feliz Natal! ;)

    ResponderEliminar
  5. Não é trabalho nenhum comentar aqui, e muito menos um sacrificio. Já agora, subscrevo inteiramente o post e todos os comments. Escreveste um grande texto com o qual me identifico bastante. Pode não parecer mas estou sempre bem disposto e irritam-me pessoas que se queixam o tempo todo como se só elas tivessem problemas e que fazem os possíveis para deprimir toda a gente num raio de 5 Km. Para as pessoas que gostam de rir e que fazem da vida um caminho mais fácil de percorrer deixo aqui o meu abraço. Estás incluída neste abraço Miss I.

    ResponderEliminar
  6. Só para dizer que nas instituições de apoio mental eles tratam bem a malta. Eu só não gosto daqueles casacos que têm bolsos atrás, ainda por cima o branco não me favorece nada! E aproveito para deixar os votos de boas festas (em jeito de rodapé da Praça da Alegria) para a malta amiga do Júlio de Matos! :P

    ResponderEliminar
  7. Só para dizer que já há muito tempo que queria pôr um link do teu blog no Uatafak. Agora já está. Tchaararaaaaam.

    ResponderEliminar
  8. Júlio de Matos pois é... temos família em comum?! lol

    Bem, os nossos blogs são tão diferentes que nunca pensei que tivesse sentido criar um link.. mas quanto mais vos "conheço" mais acho que a parte gira da questão está mesmo tipo em "todos diferentes, todos iguais". Muito, muito obrigada!

    FELIZ NATAL!!! (Em género de letreiro de Las Vegas pq estou mt feliz! lol)

    ResponderEliminar
  9. Miss I... o único comentário que me permite fazer justiça a este teu post é dizer-te que pertences a esse grupo selecto mas fantástico de "espalhadores de sorrisos"... Se "este post é para aquele pessoal que consegue animar toda a gente, faça chuva, faça sol", então é, sem dúvida alguma, um post para ti!
    E já agora deixo um pedido, para toda e qualquer pessoa que ande de transportes públicos, sobretudo o metro de Lisboa: sorriam! Vamos acabar com aquela irritante e deprimente "cara de metro"! ;)

    ResponderEliminar