sábado, janeiro 29, 2005

Aquele vai não vai

Eu tenho um certo problema em aguentar-me numa relação, diga-se de passagem, sou mesmo muito má! A palavra "instável" já deve vir agregada ao meu conceito de "relação". Pois bem, não sei onde está o ponto fulcral da questão, mas suponho que seja porque eu adoro aquela fase antes de começar uma relação, aquele "vai não vai", aquela antecipação para ver o que vai dar, ver se consigo a pessoa que eu quero. Depois de a ter é outra conversa: mas afinal o que é que eu agora faço com isto?! Se calhar o problema é meu, mas pronto, rebobinando!

Acho piada àquela troca de olhares inicial. E se os olhares se cruzam, gosto do sorriso envergonhado que vem a seguir. Parece que no meio de um grupo de 10 pessoas, e apesar de estarmos a ouvir umas 3 a falar, o nosso corpo está concentrado numa só e espreitamos pelo canto do olho para ver se essa pessoa nos está a dedicar a mesma atenção de esguelha. Gosto deste flirt e deste tipo de sedução ainda a apalpar terreno! Esta fase costuma culminar numa conversa onde cada um espelha o melhor de si (o outro tem tempo para descobrir as partes chatas!) e onde a atenção toma níveis espantosos: ver como o outro se veste, como põe o cabelo para trás, como ri, o estilo de música que ouve, se lê, o feitio do nariz.. e no meio disto tudo, ainda estamos a absorver cada palavra para dar a impressão que estamos interessadíssimos (ele esteve a 10m do Carlos Sousa!) e que somos inteligentes o suficiente para falar do assunto! (Quem quer que seja o Carlos Sousa, acenamos que "sim" com a cabeça, vale tudo!)

Ao fim de algum tempo de saídas em grupo com muita gente a empatar (mas como óptima desculpa para se verem), lá se observam mutuamente. É uma facada pelas costas ver que a Marisabel se sentou ao colo do dito cujo: "Será que ele está interessado nela?". Passados 5 min já é qualquer coisa do estilo: "mas como é que eu não vi logo que ele estava interessado nela? Sou mesmo burra!". Passados outros 5 min, a Marisabel levanta-se e o rapaz até se aproxima de nós.. disparam as perguntas retóricas: "Será?...". E de novo, os sonhos reagrupam-se a uma velocidade estrondosa, apesar de há 1 min atrás termos visto o filme todo do que seria o casamento da Marisabel com o nosso objecto de adoração. O tempo passa, as certezas passam a dúvidas em fracções de segundo e as lágrimas passam a sorrisos em muito menos! (E vice-versa)

Finalmente, alguém ganha coragem para marcar um encontro.. a sós! (Mesmo que diga que também convidou o Zé e o António que, à última hora, não puderam ir!). O estômago parece não dar tréguas (há quem diga temos borboletas no estômago, mas quais borboletas?? A mim só me dá vontade de ir ao grego!!). As horas passam penosamente lentas enquanto não chega a hora do encontro. O cabelo escolheu o dia ideal para estar cheio de jeitos! A roupa.. mas será que nada fica bem? As olheiras, a ansiedade.. só bom aspecto! Finalmente, eis que se encontram. Muitos risos parvos e pouca conversa coerente de onde se destacam: "tudo bem?", "sim e contigo?", "também", "ah, fixe", "hum", "ur", "er", "hem".. Tudo isto selado com uns sorrisos sinceros, uns olhares que dizem tudo a alguém que passe a ver, mas (desgraçadamente) não dizem nada ao cegueta ao nosso lado! Cada movimento é pensado, o segundo em que vamos buscar pipocas (para ver se dá para roçar na mão dele), uma leve inclinação do pescoço em direcção ao ombro dele, as mãos postas bem à vista para quem quiser agarrar.. Às vezes estão tão perto que parece que só falta mesmo alguém tropeçar, bater num deles e resolver a questão! Há aqueles que se resolvem em 5 min.. e há aqueles que têm infinitos encontros e nunca mais se resolvem. Aqueles que gostam mesmo da outra pessoa têm medo de estar a interpretar mal e arruinar uma amizade que prezam imenso! Curioso é também o facto de massacrarmos os amigos a toda a hora com "vês? Ele não gosta de mim, não me liga nenhuma, não me dá sinal nenhum.. o que é que eu faço? Mas achas mesmo que ele está interessado em mim?!"..

Não sei.. gosto imenso desta quebra da monotonia, estar um dia cheia de convicção: “ele gosta mesmo!” E estar no outro dia completamente arrasada porque ele se sentou, de novo, ao lado da Marisabel! Correr para o telemóvel a rezar que o toque ou a mensagem seja dele, ficar à espera da resposta ao toque que acabámos de lhe dar e achar que ele está na cama com outra qualquer se o toque não chega nos 3 segundos seguintes!

"Amar alguém não é estupidez, estupidez é pensar que a outra pessoa também nos ama!"

13 comentários:

  1. Amei o post lol...
    Basicamente porque eu também gosto desse flirt, bem quem não gosta?
    Já tive alturas em que era muito certinha, já "perdi" tempo a investir numa relação daquelas a sério, já me magoei e agora? agora quero adrenalinas boas na minha vida, que eu não quero chegar aos 30 a parecer que tenho 50 e aproveitar os meus sweet 19-a-caminho-dos-vinte lol. Claro que sempre a medir as consequências, que eu nisso penso bastante.
    É uma adrenalina boa.
    Como no filme "Closer" If you believe on love at first sight, you'll never stop looking (ok, é mais ou menos isso), eu não acredito no à primeira vista, mas depois de uns 4 ou 5 encontrões...

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca passei pela fase "certinha" mas também ainda vou a tempo de bater com a cabeça num sítio qualquer! ;)
    Acho que se deve, definitivamente, aproveitar a vida mas não atirar sempre de cabeça (obviamente!). Aproveitar o que temos, o que podemos ter.. Não procurar muito, mas achar que até podemos encontrar uma coisa séria algures, mas claro, só ao fim dos tais 5 encontrões..! ;)
    Bjs***

    ResponderEliminar
  3. Pergunta: "mas afinal o que é que eu agora faço com isto?!"

    Resposta: "Oh filho(a), toma 500 paus pó taxi que eu amanhã ligo-te!" :P

    Gostei do texto; fez-me lembrar algumas coisas...

    ResponderEliminar
  4. Realmente essa fase é mto boa... e qdo um dia, por magia (ou milagre ou o q quiseres chamar-lhe), as coisas derem certo, podes apostar em como será a fase que te trará melhores memórias! ;)
    Um bj*

    ResponderEliminar
  5. wERQUID: Boa resposta! Tenho é que pensar num rapaz com carta e carro e poupo 2,5 euros, mas o resto da situação é o tipo de coisa que me passava pela cabeça.. (Façam de conta que não leram esta confissão!)

    Frosty: Miuda*********** I was really missing you by now!
    Epá, tu conheces-me.. tem mesmo que ser um milagre! Mas mesmo daquelas cenas que façam o ppl aparecer pelo local, onde isso se deu, em peregrinação!
    Acredito que seja a fase que me dê melhores memórias (you're the expert here) mas visto ainda não existirem, divirto-me com as dispersas do dia-a-dia.. e até porque, para já, acho que estas são divertidas o suficiente! lol

    ResponderEliminar
  6. Esses momentos são aqueles que toda a gente quer que dure e dure para sempre, são essses momentos que te levam as bodas de diamantes ou a nem sequer teres oportunidade para receberes a prenda de natal...tal foi a velocidade do romance, mas a verdade são as trocas de olhares os ligeiros toques as pequenas coisas que nos dizem que estamos vivos.
    Apeteceu-me

    ResponderEliminar
  7. acho que o vai ou não vai é que dá a mística toda, o joguinho de sedução, o nervoso miudinho o "ai que esta borbulha está enorme e ele vai-me achar horrorosa, o cabelo ficou péssimo logo hoje e tou apática e nervosíssima"...
    é a ideia de não termos a situação controlada que dá a pica toda. se corresse sempre tudo bem e se fosse sempre tudo entregue de bandeja, que piada teriam as relações ou o início delas?
    a química, o tempo a passar implica também dissonâncias, discussões, amuos, berros... assim como no início deve haver aquela ideia de "ele não gosta de mim...mas se não gostar, pronto azar, olha não sabe o que perde... aiii mas eu quero que ele goste!!!" Lol
    E quanto ao facto de ele se ir sentar ao lado da marisabel pode ser para obter um melhor ângulo visual direccionado para ti ;) lol
    neste momento nao preciso de ter grandes impasses de "vai não vai", pq as coisas vão e vão bem pa mim (ainda ando meio aparvalhada com td :P)...mas é preciso ir cultivando e ser persistente apesar de tudo, agarrar todas as oportunidades para ser feliz e,mesmo que não acreditemos na sorte que podemos ter, ironicamente autoconvencermo-nos que somos mesmo especiais e que conquistamos o mundo dessa maneira.

    beijos de quem devia estar a estudar, mas como adorou o post tinha que comentar, lol, era necessário!:P

    ResponderEliminar
  8. pois é rapariga... ontem estive exactamente nessa mesma situação, e depois passei o dia inteiro "com akele sorriso estupido na cara", o ke é ,mau porke tenho exame daki a hora hora e nao estudei nada...
    tirando isso, as minhas relacoes tb n duram tempo nenhum para poderem ser chamadas relacoes, mas axo ke se isso se deve ao facto de eu so ter atrazados mentais na minha vida
    bem, chega de mim, continua a escrever estou-me a identificar lol :)

    ResponderEliminar
  9. desculpem aproveitar-me deste espaço para publicitar o concurso que lancei em parceria com a Gata, mas, ja comentei este post e ...portanto cá vai!

    http://mesadecafe.blogspot.com/2005/02/concurso-blog-gata-e-r-e-mesa-de-caf.html

    :) Participem... * beijinho e desculpa a intromissão Miss I! :\ :P

    ResponderEliminar
  10. Depois de ler seu post, ia recomendar uma boa dose de "Closer" pra você, mas já te indicaram... Você viu? Muito bom!! Li no seu comentário no meu blog que S.O.S. Malibu era Marés Vivas? Caraca! Ficou engrançado, as traduções tanto por português daqui do Brasil como do de Portugal saem muito toscas, não? Bjo!

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!! Muito obrigado por terem comentado, é tão bom saber que o pessoal sente/lê o que escrevemos! :)

    Carlos Barros: Foi uma surpresa enorme ver o comentário de alguém que eu não sabia quem era (mas já andei a cuscar o blog!). Agradeço a atenção. Acho que, por este andar, não vou chegar às bodas de diamante mas é de facto esta cambada de sensações contraditórias que nos fazem lembrar que estamos vivos, concerteza! :)


    Ana: Fico muito feliz pelo "vão vão" bem para ti! :) Quanto ao comentário "ele não gosta de mim...mas se não gostar, pronto azar, olha não sabe o que perde... aiii mas eu quero que ele goste!!!".. acertaste na mouche! lol Já agora, boa sorte para os exames e obrigada pelo tempo perdido a comentar o post! :) Ah e faz a publicidade que quiseres! Eu, por acaso, não gosto nada do dia dos namorados mas achei a ideia muito gira! Se alguém tiver um poema ou uma história especial, aproveitem que o prémio é doce! ;)

    teresa: Bem, comecei a escrever porque achei imensa piada ao vosso blog e resolvi juntar-me com um amigo meu e também começar um! Não sobre o mesmo assunto, mas de preferência para escrever textos humorísticos e com um mínimo de qualidade para achar que alguém (além de nós) os poderiam ler! Aliás, o vosso blog foi o 1º link que aqui criámos. Fiquei então super feliz quando vi um comentário teu! Mesmo muito! Já agora, desejo a evolução dos atrasados mentais! Até porque, segundo li, o futuro do país está nas mãos deles não é? lol (Acho que toda a gente se identificou com este post, incluindo os meus ex! lol) Boa sorte para os teus exames tb!!

    Karinne: Outra surpresa enorme! O teu blog fascinou-me naquela crítica ao "Before Sunrise" e o "Before Sunset", filmes que eu adorei e quando vi que tinha também o mp3.. ouro sobre azul! Desde aí nunca mais deixei de ler o que escreves. Tens uma sensibilidade extraodinária! Já vi o filme "Closer" e, por causa de ti, vi o "Eternal sunshine of the spotless mind" que adorei! O "Closer" está espectacular e eu até era para acabar o post com a frase "..No hero in her sky.." mas depois achei melhor trocar pela outra portuguesa. Muito obrigada pelo comentário e sim.. as traduções são incríveis! Algumas das séries de que falas, tive que ler a sinopse ou ver as imagens porque, pelo nome, não ia lá! :)

    ResponderEliminar
  12. Ai o amor, esse sentimento que nos baralha, que nos deixa sem fome sem sono, ai o amor, feliz daquele que está apaixonado...

    Adorei o post ;)

    ResponderEliminar