sábado, abril 01, 2006

O post dos porquês

Hoje sinto-me com 3 anos (só hoje, mais coisa menos coisa) e apetece-me perguntar o porquê de tudo. Resolvi então recorrer à minha idade "quase-adulta" e em vez de chatear alguém em particular, vou chatear toda a gente que cair na asneira de ler isto! Democrático, não é? Ora cá vão algumas coisas que me afligem hoje, amanhã logo se vê.

Para começar, vou gastar já o meu melhor cartucho e esperar que alguém me tente matar ou, na melhor das hipóteses, deixar de falar após ler o que se segue. Ora cá vai disto:

Porque é que há gente com dois nomes próprios que não soam bem nem ao menino Jesus?! Há por aí nomes que conseguem superar os da pimbalhada e que não soam bem nem ao fim de muitos anos de convívio (com prática lá se consegue treinar o tímpano para não reagir.. demasiado). A mania de meter dois nomes que não têm nada a ver um com o outro ultrapassa-me. Parece que alguém não conseguiu decidir entre dois nomes e, em vez de ter dois filhos, sacrificou logo o primeiro rebento com medo que o segundo se recusasse a aparecer. Será que custava muito registar as criancinhas com um nome provisório e depois esperar que elas atingissem os 18 anos para decidirem? Meter o nome de Maria a rapazes só funciona se lhes sair um brasão de armas na lotaria; Tito era o nome do cão da vizinha do rés-do-chão da minha avó; nomes quase-portugueses como Priscilla são impronunciáveis; Cristiano Ronaldo nunca vai soar bem e Pascal André também não!!

Porque é que os bébés são adoráveis? Sinceramente, os bébés são vermelhos ou roxos (depende do nível de obstrução do ranho à passagem do oxigénio), feios, babam-se muito, berram ainda mais, vivem com os próprios dejectos colados ao corpo e não fazem absolutamente nada de útil! Podiam sei lá, fazer uns números de circo ou de stand-up para entreter a mãe que anda há dois meses sem dormir e evitar uma depressão pós-parto? Fazer bolhas de saliva não é considerado entretenimento.

Porque é que eu não sou uma portuguesa a sério se não gostar de bacalhau?
Isto vem na constituição portuguesa?! Bacalhau cozido é horrível e quem quer que se tenha lembrado disto para a ceia de Natal só não vai parar ao inferno porque é Natal e há muitas sobremesas para fazer esquecer a fome. Porque é que não sou miúda se não gostar de passar horas intermináveis a comprar roupa? E mais ainda: porque é que o café (que é amargo) é suposto ser bom depois de levar com 1kg de açúcar em cima!?

Porque é que os pastéis de nata dão tanto trabalho a fazer? Raio dos bolos que são tão bons e aquela massa folhada só serve para quem não tem mais nada que fazer.. (E desculpem lá, mas a massa folhada congelada nem se compara!)

Porque é que a TVI é o canal mais visto em Portugal?.. Isto tem a ver com o facto de eu não gostar de bacalhau e de café e não entender o gosto típico do português?

Porque é que as mulheres não podem dar missa?
Sermões todas as mães dão.. Além de machismo, isto tem mais alguma coisa associada? Na Inglaterra é permitido e não me parece que as pessoas tenham deixado de acreditar na sua religião por causa disso. Isto tem tanta lógica como proibir as mulheres de entrar para a escola primária. (Eu sei que há homens a favor desta última, mas para esses: ainda é a vossa mãe que vos compra roupa e a mete numa cadeirinha no dia anterior para vocês a vestirem no dia seguinte, não é?..)

4 comentários:

  1. “A mania de meter dois nomes (...)”

    porque é mmo só isso, uma mania, só porque sim.


    Os bebés são lindos porque são puros!


    Ñ sei se é ñ ser portuguesa a sério, acho que ñ é por aí.
    Que bacalhau é muito bom, lá isso é verdade. Mas isso sou eu, que prefiro peixe a carne.


    Comprar roupa é uma boa terapia. Aliás, gastar dinheiro, simplesmente. Às vezes faz mesmo bem!


    Na TVI só vejo os Morangos...


    Essa das mulheres ñ poderem dar missa. É uma questão muito mais complexa!

    ResponderEliminar
  2. Devo dizer que adorei ler o teu comentário, estava ao telefone quando o vi e até li para a pessoa do outro lado! A sério, gostei mesmo assim de ser o oposto, ficou muito fixe! :)

    Só tenho uma coisinha a acrescentar, conheço muita gente que não come peixe e que jura a pés juntos que bacalhau é carne! lol Eu até gosto imenso de balcalhau no forno com batatinhas a murro, huuuuum! Só tenho crises com o cozido (até começar a ser eu a cozinhar! He he).

    Tudo na igreja é complexo.. até o facto de nomearem pessoas com mais de 80 anos e lhes chamarem "príncipes da igreja" me soa a coisa complexa! ;)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que também vou por partes!

    Quanto aos nomes... ok, não me posso pronunciar mt. Nem que seja porque a minha querida mãezinha, não só me deu um nome, enfim, ao qual não acho lá muita piada, como para mal dos meus pecados, associou-o a outro que quando penso nele só me vem à memória uma cabeleireira de Chelas. Enfim, acho que quanto a isto estamos assentes... deviamos poder escolher os nomes quando chegassemos à maioridade. Mas se pensarmos bem, não é o nome uma das coisas que nos define ou seremos nós que nos autodefinimos com um nome? Uma questão a pensar!

    Quanto aos bebés. Eu, confesso, gosto de bebés. Nas mãos dos outros mas gosto lol. Se bem que prefiro a idade dos 2 aos 5 anos em que os putos já começam a ficar espertos e malandros. Mas acho que o encanto dos bebés, para os pais (que, em última análise, são as pessoas que realmente importa que gostem deles), é o facto de... serem seus! Olhar para uma criança e ver nem que seja só um pouco de si deve ser um sentimento que ultrapassa qualquer choro nocturno ou qualquer fralda borrada! Mas isto é só a minha opinião e nem sequer sou mãe nem pretendo sê-lo tão cedo...

    Quanto ao bacalhau... lol Adoro. E nada tem a ver com o facto de ser mais ou menos tuga. Gosto e pronto, como quem gosta de um bife com batatas fritas. O Mr. tb não é fã de bacalhau cozido (ok, peixe cozido em geral), mas derrete-se com o meu bacalhau no forno com castanhas! É tudo uma questão de perspectiva lol

    Comprar roupa! Sou gaja sim senhora e concordo com a Sonoscredita - é terapêutico, especialmente em alturas de SPM. Mas nesse aspecto sou menos convencional que a maioria das mulheres. Detesto passar muito tempo numa loja, por isso quando entro, vejo logo tudo o que quero e experimento, se for preciso, 30 peças de roupa em 10 min. Odeio provadores e etiquetas e alarmes. E outra questão pertinente: as lojas também não devem gostar de nos ter por lá muito tempo, senão não ligavam a merda do ar condicionado por cima das nossas cabeças a 100ºC no Inverno a -30ºC no Verão...

    Quanto À TVI. Também não percebo muito bem e acho esse canal o cúmulo da degradação da TV portuguesa. Nada acrescenta (mesmo em termos de informação noticiosa) e só serve para estupidificar as pessoas. Admite-se um gajo levar com novelas o dia todo até à 1 e 2 da manhã? Admite-se programas como o Fiel ou Infiel? Epah não me lixem. Mas alguém acredita naquilo? A TVI é A palhaçada (desculpem os que gostam)... não suporto, pronto.

    Finalmente (e já deves estar farta de mim por esta altura), a questão das mulheres não poderem das missa... Compreensível! Injusto mas compreensível! Basta pensar assim: alguma vez uma mulher portuguesa, com cinco alqueires de testa, mesmo que pudesse, ia dar a missa??? E ter de comer aquelas rodelas de pão a saber a bafio, amassadas por freiras cheias de bicos de papagaio nos dedos, e beber aquele vinho a martelo a saber a vinagre cheio de moscas?? Fdxx provei uma vez e nunca mais, deu-me uma volta à tripa que andei a cagar fininho 3 dias. E foi porque a minha avó me impingiu a 1ª Comunhão, senão nem sequer lá ia! Olha, a mim não me apanhavam lá!!!

    (óbvio que estou a brincar, mas é um assunto complicado e que implicava uma alteração de tudo aquilo em que assenta a nossa sociedade e, acima de tudo, a Igreja Católica... e isso... bem, isso não é assim tão fácil!)

    Um beijo e desculpa lá o testamento!
    Miss Perfect

    PS - é bom questionarmos o porquê das coisas... continua! ;)

    ResponderEliminar
  4. Tens noção que o teu comentário é umas 20x melhor que o post?! Lindooooo!

    Como é que eu não me lembrei de uma cabeleireira de Chelas? LOL Pessoalmente, acho que os nomes não têm nada a ver com as pessoas.. há aí nomes tão bonitos em pessoas que enfim e há umas combinações em que só pensamos "pobrezito.. tinha direito a melhor!". Por acaso tinha uma amiga minha que dizia q essas pessoas dignificavam o nome que tinham, parece-me ser o teu caso! ;)

    Curiosamente, acho que os bébés a partir dos 3 anos quando já comem, falam e andam (tudo ao mesmo tempo) são bastante engraçados. Só tenho mm problema com bébés e bombas de ranho.. lol

    Eu detesto comprar/experimentar roupa. Mas quando saio das cabines venho sempre com cara de quem acabou de meter a cabeça dentro do forno (o que se calhar é uma boa analogia) seja Inverno ou Verão.

    Ok.. ganhaste! Eu não vou dar missa e mesmo que quisesse, essa do "cagar fininho" foi tão sublime que conseguia demover a mais casta das freiras!!

    Já te disse q o comentário está lindo!? ;)

    ResponderEliminar