terça-feira, março 15, 2005

Ciúme: a base de uma relação feliz

A inveja é um dos pecados mortais, o ciúme é primo. Porque é que será que o ciúme não é um pecado mortal? Porque é que nunca subiu de posto?
Não me lembro de ter sentido ciúmes de ninguém. A coisa mais parecida que sinto é quando vejo um rapaz por quem eu estou interessada dedicar-se a outra miúda qualquer. Mas isso nem é ciúme ou inveja, é mais sensação de derrota! Mas se o rapaz é meu namorado, ciúmes para quê? Ele já mostrou que gosta de mim, já assumimos um certo compromisso de exclusividade, vou andar armada em detective para quê?! A partir do momento em que não confio, não sou capaz de sentir a beleza do amor. Não consigo imaginar amor sem confiança.
Um amigo meu defende que o ciúme é muito importante numa relação. Acha que é a forma da namorada mostrar que gosta dele. Estive um tempo a discutir isto porque ele acha perfeitamente normal que a namorada investigue (constantemente) as sms e os telefonemas dele. (Isto é normal? Gostar de alguém acaba com o meu direito à privacidade?!) Melhor ainda, todas as amigas dele estão proibidas de lhe mandar sms ao sábado porque é o dia em que eles saem. Uma vez mandei-lhe uma sms num sábado (nunca mais me lembrei) e ele disse-me que tinha dito à namorada que eu era um gajo. Que bela relação! Ele mente-lhe porque tem amigas. No entanto, namoram há uma carrada de anos.

Tentei analisar porque é que não sinto ciúmes ou porque é que tenho necessidade de confiar na pessoa com quem estou. Acho que se mostrar que confio, estou a encorajar a pessoa a manter-se ao nível das minhas expectativas. Sinto que fazer um interrogatório só porque a Esmeraldina o convidou para lanchar, só serve para nos chatearmos. Mas cheguei à conclusão que ser assim não é normal e só me leva a situações caricatas!

1.Um namorado fez-me uma fita do caraças porque eu não lhe perguntava nada sobre as miúdas que lhe mandavam sms para o telemóvel (eu usava o telemóvel dele só mesmo para jogar porque o dele era Nokia e o meu era Siemens, não bisbilhotava as sms nem fazia ideia delas). Mesmo depois daquele disparate, continuei sem me preocupar porque era óbvio que ele queria que eu soubesse que ele me era fiel. Mas eu não preciso que me provem isso, parto do princípio que sim! Se é para ser infiel, não tem lógica estar comigo. Sempre achei muito estranhas as birras que ele fazia por eu não ter ciúmes e como passava a vida a dizer-me que isso o incomodava. Moral da história: acabámos e não sei como durou tanto tempo. Espero que ele tenha arranjado uma namorada bem ciumenta para o fazer feliz.

2.Depois desta experiência, achei que nunca mais ia conhecer ninguém que tivesse problemas por eu não ter ciúmes (a ignorância é uma benção!). Arranjei um daqueles rapazes que tem o mesmo efeito nas mulheres que uma montra em saldos. Ora bem, ele tinha tantas miúdas atrás dele que nem valia a pena preocupar-me, senão não tinha mais nada que fazer! Era eu uma moça pacata, feliz e contente, convencida que a vida era um mar de rosas quando recebo uma sms dele: "O concerto foi espectacular, não tens que te preocupar". O rapaz estava a uns 700km de mim, na borga com os amigos e eu não percebi a sms. Quando ele chegou, contou-me as peripécias do fim-de-semana, das miúdas e estava feliz da vida por me dizer que tinha sido fiel e que eu não tinha com que me preocupar! Comecei a ver a minha vida a andar para trás.. Outra vez?! Nãaaaaooo!!! Mas este teve um fim trágico-cómico: o outro fazia cenas e birras porque achava que eu não lhe ligava, este resolveu inventar que eu tinha um caso com outro gajo. Maravilhoso, o sr "tenho 1000 gajas atrás de mim" passou a achar que tudo o que eu escrevia ou dizia era uma mensagem codificada e conseguia inventar provas (nas coisas mais mirabolantes) de que eu o andava a trair. Até deixou de me falar para me dar tempo para ser sincera e para lhe confessar a traição. Será que ele achava que eu estava numa fase de negação?! Moral da história: acabámos porque ele nunca confiou em mim e eu desisti de pensar que ele alguma vez ia gostar de mim.

Agora, isto só me dá vontade de rir (para não chorar)! O meu amigo continua com a namorada dele e eu começo a achar que devia ser ciumenta! Parece-me que eles se queixam muito das namoradas ciumentas, mas no fundo, andam felizes da vida!

16 comentários:

  1. Partilho da tua filosofia! Normalmente também não tenho ciumes - excepto em situações muito extremas - e tenho confiança, que outro modo pode haver? E com namoradas ciumentas, o melhor mesmo é saber leva-las e brincar com isso...

    ResponderEliminar
  2. Quase concordo. Namoradas ciumentas, o melhor é saber levá-las..para um sítio escuro de onde não saibam voltar! Já fui muito ciumento, felizmente ultrapassei isso e já nem sequer me importava de partilhar a minha namorada com outras mulheres, a sério, se ela quiser arranjar uma namorada está a vontade. Em tom mais sério, Miss I, não és tu que estás mal, tu estás é muito bem e é assim que deve ser. Se alguém me andasse a ler os sms's estava tudo estragado!

    ResponderEliminar
  3. Pa o ciume base de uma relação!?? Não me parece! Bem há gente para tudo! São filosofias de vida

    ResponderEliminar
  4. E ciumes das nossas melhores amigas? Isso sim, asseguro-vos que oscila bastante entre o tragico-comico e o patetico... sobretudo qd levado a extremos!

    Ate vos digo mais, se nao temos amigos de quem ter ciumes, implicam até c o urso de peluche...é triste, é verdade.

    ResponderEliminar
  5. Goth: "o melhor é saber levá-las.. pra um sítio escuro de onde não saibam voltar", LINDO! lolol

    Fiquei feliz.. Também me queria parecer que aqueles 2 eram espécimes únicos! Heheh

    (Estou a conseguir comentar, estou maravilhada.. isto tem andado cheio de problemas!)

    ResponderEliminar
  6. acho que a questão ciúme deve ser qb numa relação...
    Esses dois casos Miss I, acho que toda a gaja que é gaja já passou por isso, ou conhece alguem próximo a quem isso aconteceu...
    Eu considero-me um bocadinho ciumenta mas, para não dar parte fraca, faço só umas perguntazinhas sobre as ex e as amigas actuais...e deixo o assunto morrer, porque acho que isso é o mínimo e também porque não me iria sentir À vontade se fosse bombardeada com perguntas...
    Tive um gajo uma vez atrás de mim, que tinha tantos ciúmes, mas tantos, que me ligava, sem exagero 5 vezes por dia, e perguntava-me sempre com quem estava, a fazer o quê, a que horas ia voltar para casa, porque não tinha atendido o telemóvel às ttas horas... perseguição mesmo! e tava-me sp a dizer que e tinha outro e q nao se acreditava em mim, blablabla...
    esse nem o deixei chegar perto de mim, levou logo um "afasta-te de mim...larga-me!"...
    Acho que o ciúme é bom numa relação, mas não em demasia...se for bem ponderado, até dá aquela pica de "se estás comigo é porque aquela boazona que te manda toques pro tlm afinal não é tão boa assim..." lol!
    Beijinhos

    Ps- miss i, minha querida, nao tenho tido tempo para te responder ao email, ja o li, ha algum tempo, mas ainda nao me inspirei e arranjei aquela inspiração para te responder...Ah, so uma nota, eu sou de Aveiro e, pela tua foto, parece que a tua cara não me é de todo estranha...quando te mandar o email dps falo tb de um certo cafezinho qq dia, quem sabe? :P Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Bom, confesso que às vezes também persigo a minha namorada...completamente nu pela casa fora!

    ResponderEliminar
  8. Já agora coloco uma questão mais profunda. O que pensam do swing? (e não estou a falar da dança)

    ResponderEliminar
  9. Swing? Lembraste-me daquela cena na Antena 3. Sinceramente, se as pessoas se sentem bem.. força! Até pode ser que melhore a relação, não faço ideia.

    Nunca pensei nisso porque nunca tive um namorado tempo suficiente para achar que a relação estava monótona e a precisar de uma lufada de ar fresco. Mas se me imaginar nessa situação, não sei se consguia, ou melhor, não sei se no dia seguinte conseguia continuar como se não se tivesse passado nada. Mas não tenho nada contra, sou adepta do "nunca digas nunca"! lol

    ResponderEliminar
  10. Os outros que pratiquem swing... Eu era incapaz, assim como também não concebo a ideia de trair um namorado meu, ou outra coisa qq do género. Não tenho um espírito muito aberto para essas coisas, embora não tenha nada contra quem faça. Apenas aplico esse conservadorismo a mim mesma. Porém, nunca se sabe o que vou pensar amanhã.
    De já para já, dispenso e passo bem sem.

    ResponderEliminar
  11. Acho que a única coisa que posso acrescentar aqui é que a confiança é muito mais eficaz do que o ciúme, porque se alguém sempre a fazer cenas de ciúme descabidas simplesmente te deixa farta(o), alguém que confia tanto em ti que não sente a mínima necessidade de questionar o que fazes... faz-te querer mesmo não o(a) magoar nunca...
    ;)
    Quanto ao resto, acho que sabes o que penso... e quanto à cena do telemóvel, o facto de duas pessoas terem uma relacao (seja ela qual for) não as iliba de se respeitarem uma à outra, antes pelo contrário... esses espécimes nunca ouviram dizer que é falta de educação ler o correio alheio?

    ResponderEliminar
  12. Olá! ;)
    Acho que tivemos uma ligeira conversa sobre isso!
    Realmente acho descabido que alguém consiga ter um relacionamento com outrém ser existir a componente confiança! É como tu dizes, se andar preocupada com esta e com aquela e a imaginar mil e um filmes na minha cabeça de que me serve estar apaixonada se não estou, minimamente, a apreciar esse momento!?
    Também conheço casos bem interessantes (extremistas mesmo), mas conhecemos todos não? Não me faz sentido alguém modificar a sua conduta de vida por “amor” a alguém. Como por exemplo deixar de relacionar-se com determinadas pessoas porque o(a) namorado (a) têm ciúmes, então, para não se chatearem ela/ele deixa simplesmente de conviver com essas pessoas. Para mim, é irreal! Para não falar de todas as mentiras que daí resulta, que tu bem mencionas, não consigo imaginar um relacionamento saudável dessa forma!
    Aliás, qualquer tipo de relacionamento que falemos, a confiança é fundamental, tal como o respeito (como menciona a Aurora), uma relação cair no desrespeito e a outra parte ainda o consentir? É de mais!
    Mas enfim! Há gajos e gajas assim! Eles que se aturem e que para nós fiquem aqueles que não nos chateiam a cabeça e sabem aproveitar cada momento! =)

    ResponderEliminar
  13. Eu costumo dizer que sou ciumenta, mas não possessiva.
    Esses casos mais extremos são, para mim, sentimentos muito fortes de posse, muito irracionalmente ilógicos...e sinceramente o Amor não os justifica. Simplesmente faz parte da personalidade das pessoas, o facto de estarem apaixonadas é apenas uma "desculpa".
    Tenho aquele ciuminho sim, em parte por ser tão insegura...Mas nunca discuto por causa disso, nunca levanto a voz, nunca privo o outro de nada, porque acima de tudo há o respeito e só espero ser tratada de igual forma.
    Quanto à confiança não sei bem até que ponto o ciúme é sinal de falta dela. Será, certamente, se o outro desconfiar, se achar que o outro é capaz de nos "trocar", quando desperta esses sentimentos extremos de posse. Não acredito que aquele ciuminho saudável seja sinal de falta de confiança... acho até que por vezes pode ser um exercício salutar para uma relação que existe há já algum tempo... Mas isto é como tudo, que seria do amarelo se todos gostassem do verde :)

    ResponderEliminar
  14. Fico contente que esteja tudo apostado numa relação saudável sem aceitar abusos de ninguém! :)
    Há aquele tipo de ciúme levezito que alguns demonstram e também não acho que prejudique no que quer que seja, só não digo que acho saudável porque ainda não me aconteceu! lol

    Maria da Lua: Cof cof.. as ideias surgem da troca de pontos de vista! ;)****

    joana: ainda não te tinha dito nada, mas obrigada por andares por aqui a ler e a comentar! Serás sempre muito bem vinda!

    ResponderEliminar
  15. Miss I, quem disse que o Swing só acontece com casais onde a relação não esteja bem?

    ResponderEliminar
  16. Eu n queria dizer q o swing era só entre casais que querem alterar a rotina. Eu sei que há aí gente que faz isso e não é para "apimentar" nada. Mas no meu caso, acho que era a única situação que me poderia levar a pensar nisso. Senão não me conseguia ver numa cena dessas (aliás, acho que nunca vai acontecer, não estou bem nessa onda, mas n tenho anda contra os que se sentem bem assim).

    ResponderEliminar