segunda-feira, novembro 15, 2004

Jornalismo de "balneário"

Gosto de me sentir multitarefa, sempre que vou para a casa-de-banho levo comigo uma revista, um livro, o jornal, palavras cruzadas.. qualquer coisa que sirva para me entreter! (Espero que a maioria dos alfabetizados deste país façam o mesmo, senão vou começar a sentir-me MUITO estranha com os meus hábitos diários). Mas o que fazer nas casas-de-banho públicas?! É aqui que entra um conceito completamente inovador: Jornalismo de Balneário! O que seriam aqueles minutos desperdiçados a olhar para a disposição dos azulejos se não fossem aquelas bonitas missivas nas portas dos WC?! Digam-me, iam sentir-se bem num WC público se não tivessem nada na porta para vos entreter? Ainda se queixam que a gente nova não escreve e não comunica.. ah pois escreve! E comunica! E melhor ainda, a maior parte tem uma acentuada veia para o design, comédia, prosa e mesmo poesia!

Quem nunca leu Florbela Espanca, Fernando Pessoa ou mesmo a linda "balada da neve" numa porta de casa-de-banho? Já para não dizer que tem notícias actualizadas ao mês em relação às pessoas que por lá passaram, é como um livro de visitantes! "Joana 2003", "Andreia - escola de Vialonga 2002", etc. Os mais suspeitos são aqueles que dizem "Maria e António 2004" onde cada nome está escrito com letra diferente.. deixam a dúvida no ar: será?! Será que aqueles dois estiveram naquele cubículo minúsculo ao mesmo tempo? Será que alguém deu por isso? Também gosto da vertente de interacção, podemos conhecer imensa gente e travar diálogos, tal como num fórum cibernético! Por exemplo: "Amo-te Rui! Ass: Vanessa", R1:"Achas que ele vem cá ler isto?", R2:"Acho!", R3:"Ele é travesti ou só depravado?"
Temos também vários conselhos de bricolage onde podemos aprender, por exemplo, a nunca escrever em baixo nas portas (o reumático acusa) e que usando uma caneta de acetato se torna muito mais fácil do que com uma simples esferográfica! Além dos conselhos sobre sexo (que deixam a revista "Maria" a anos luz em termos de experiência) ou sobre suicídio, camaradagem, etc! Cultura aos molhos gravada naqueles pedaços de madeira, pura interacção, até declarações de amor que deixam uma lágrima ao canto do olho!

Design.. confesso que as flores da época hippy não são os desenhos mais frequentes, as formas fálicas têm o seu auge por cm quadrado naqueles locais. Cada pessoa acrescenta um risco, um ponto, uma estrelinha aqui, um pêlo ali.. Confesso que um dos meus diálogos preferidos foi uma seta a apontar para o dito cujo onde se lia: "comio-o todo", R: "Chupasses!!". Meus amigos, é disto que o povo gosta! Debate, troca de ideias! Já que estamos num local onde não podemos fazer nada mais a não ser satisfazer o nosso corpo, porque não cultivar-nos com estas lindas mensagens e também comunicar, deixar a nossa marca digital para a posteridade! (Quem sabe daqui a muitos anos, nalguma descoberta arqueológica se encontre um pedaço de madeira onde se possa ler: "Miss I 2004". A minha marca para hoje, amanhã e sempre!)

Claro que há sempre aqueles labregos que não nos deixam desfrutar estes momentos tão próximos do nirvana, onde estamos simplesmente a estimular os nossos cérebros. Quebram as nossas lições de anatomia, poesia e relações públicas com um seco: "Isso é para hoje?? Estou mesmo à rasca!!"

2 comentários:

  1. Essa do "isso é para hoje, estou à rasca"! Ta muito inspiradora! Ora bem, não estava nada à espera de um texto destes! Já há muito tempo que não se falava daquele ambiente acolhedor que é a casa de banho! Muito bem, é realmente, disto que o povo gosta! Qual vai ser o próximo tema!?? Quartos de hotel?? Visita guiada ao Pérola Negra?? Fico à espera! :) hehehehe

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas ideias! Gostei especialmente do "Pérola Negra" :)
    Escrevi porque não queria falar de amor. Compreendo que o pessoal se identifique mais noutros posts, mas de momento, sinto-me baralhada para escrever de modo imparcial. Resolvi-me pela comédia.. as coisas ficam mais lúcidas de repente.

    ResponderEliminar