sábado, janeiro 19, 2008

Fairy Tale V: O Pedro (parte II)

(....)
Já era de manhã quando tudo acabou. As pessoas espalharam-se pela relva do jardim, exaustas. Eu tinha adormecido de cansaço, a chorar pela Clara, encostada ao meu pai. Ele cumpria a função de rei e de pai, continuava a comandar tudo através de gestos e sussurros para não me acordar. Acordei apenas quando ele me chamou em voz alta: "filha, acorda!". Esfreguei os olhos que ainda ardiam e olhei em volta, era a Clara! Vinha com uma manga descosida, o cabelo solto molhado, a maquilhagem desfeita, mas belíssima como sempre. A minha irmã.. viva!! Agarrei-me de tal forma a ela, que desconfio que podia ter-lhe deslocado uma costela ou outra.

- Calma, calma, está tudo bem!
- Estava tão preocupada contigo!
- O teu malmequer vestido de pássaro salvou-me... não sei como é que ele me encontrou, só acordei quando ele, não muito gentilmente, me despejou um balde de água pela cabeça abaixo.
- Isso explica o cabelo molhado! Mal posso esperar para lhe agradecer. Sabes onde ele está?
- Oh, já foi embora.
- Embora? Para onde? Mas ele nem pediu a minha mão em casamento!
- Não? Pensava que era isso que ele tinha vindo cá fazer.
- Também eu... então e o teu par verde?
- Ai, nem digas nada! Que homem! Olha, declarou-se-me umas dez vezes durante a noite... estou farta de o procurar e não o encontro. Ele tinha ido buscar umas bebidas quando o lustre caiu... que visão horrível, espero que não lhe tenha acontecido nada!
- Isso és tu preocupada com um homem pela primeira vez?
- Ora... não posso?
- Claro que sim! Mas conta-me mais coisas!
- Que posso eu contar? A noite não deu para nada... além disso, acho que ele não percebeu bem quem eu era.
- O meu par também me pareceu um bocadinho baralhado esta noite, deviam estar a adivinhar o que estava para vir. Mas ora, pode ser o começo de um grande amor na mesma!
- Amor de verdade num baile a fingir?
- É um começo?....
- És uma romântica incorrigível!
- Olha! O teu sr verde está ali!! - E apontei, como me dizem sempre para não fazer.

A Clara ia ficando pálida conforme o sr verde se aproximava dela, nunca a tinha visto assim. A pena do chapéu dele estava queimada e ainda deitava um fiozinho de fumo que me distraía. Ele dirigiu-se directamente à Clara:

- Princesa, estou tão feliz de a ver sã e salva!

Olhámos de lado uma para a outra. Eu não sabia bem o que dizer, mas face a tanta confusão para uma noite só, achei que era melhor esclarecê-lo.

- A princesa sou eu, ela é a Clara – suponho que ele só deu pela minha existência nesse momento.
- Clara? Mas então... não entendo o que se passou?
- Eu estava mascarada de realeza... - suspirou a Clara numa voz apagada.
- Ai que terrível engano!
- Terrível?... - intrometi-me.
- Pois, agora é que reparo que este vestido não é prateado e... sabe, eu sou daltónico e tudo isto das cores me confunde muito!
- Prateado?!... Não me diga que você é... - a minha cara abria-se num terror de antecipação.
- ... Pedro Miguel Ramos António Joaquim, encantado por conhecê-la... princesa.

Eu e a Clara olhámos uma para a outra e desatámo-nos a rir. Demorámos vários minutos até recobrar a compostura e começarmos a chorar. Acho que foi demasiada coisa para tão pouco tempo, o fogo, o sabermo-nos vivas, as descobertas de amores trocados.... acabámos a soluçar no ombro uma da outra, enquanto o verdadeiro sr malmequer nos olhava visivelmente chocado e sem saber se devia fugir enquanto era tempo.

- Eu a sonhar com o casamento... e ele não quer nada comigo, é contigo! - Fungava a Clara.
- E eu que achava que este era o outro e o outro tinha uns olhos tão bonitos!...
- Mas eu é que fico sem este!
- E eu quero o outro!!! - E recomeçámos a chorar que nem umas verdadeiras madalenas.
- Hum, Hum – Aclarou a voz - Desculpem interrompê-las minhas senhoras, mas isto é de facto um erro lamentável. Clara, lamento imenso... a noite foi, até mesmo depois do lustre cair e enquanto o erro se manteve, memorável... A melhor noite da minha vida, de facto! A senhora é lindíssima, mas eu não posso casar com uma senhora que não é da realeza, penso que entende. Lamento profundamente. Quanto a si, tenho a certeza que é boa pessoa, mas não posso manter a minha promessa e pedir-lhe a mão em casamento. Não depois de conhecer a senhora Clara. Estou um pouco abalado com tudo isto...
- Claro, compreendo perfeitamente. Deixo-vos agora porque tenho que ir falar com o meu pai... - apressei-me a dizer entre várias fungadelas e afastei-me à procura do “outro”, enquanto deixava os dois a sós por alguns momentos.

O sr malmequer ainda abraçou a chorosa Clara cujo choro tinha aumentado de volume, mas não vi muito mais porque o meu coraçãozinho também ameaçava descolar-se a qualquer momento. O castelo já estava praticamente vazio (de convidados, claro) e eu não sabia nada do passarito de olhos grandes cinzentos. Saber que ele não era meu pretendente tinha sido um golpe duro, e se ele era casado? Ou um espião de outro reino, agora cheio de informações? E como é que é possível que eu nunca o tenha tratado pelo nome, nem me apercebido da razão pela qual ele não percebia nada do que eu dizia... No entanto, o que me afligia mais era não fazer ideia de como o podia encontrar. Até a Cinderela tinha tido a decência de deixar um sapato! Vagueei pelos jardins do palácio e fiz a descrição do sr pássaro a toda a gente que encontrei, alguns mais do que uma vez, e ninguém fazia ideia de quem poderia ser.

Nas semanas que se seguiram, eu e a Clara parecíamos umas almas penadas. Não saíamos, não ríamos, mal falávamos... ficávamos deitadas no quarto a olhar para o tecto e a suspirar pela má sorte. Nem as cerejas que o meu pai mandava que alguém deixasse no meu quarto me abriam o apetite.

(continua)

2 comentários:

  1. "E apontei, como sempre me disseram para não fazer", e disse: Que texto brilhante!!!
    Adorei a cena das duas agarradas uma à outra a balbuciar, enquanto o desgraçado do príncipe via navios... :)
    Agora fico ainda mais ansiosamente à espera da parte III! ;)

    ResponderEliminar
  2. Aurora: os momentos de humor que eu acho que nunca atingem o que devem e o facto de tu os entenderes como eu queria deixam-me super feliz!! :)

    ResponderEliminar